Por: PAULA PEREIRA
23/05/2025
17:11:26
“BÚZIOS PROTEGE” LEVA ÀS RUAS O ALERTA: ABUSO NÃO É BRINCADEIRA

A Caminhada “Búzios Protege” integrou uma série de ações realizadas ao longo da semana. As unidades dos CRAS promoveram rodas de conversa com a comunidade, com o objetivo de conscientizar e informar a população sobre os sinais de abuso e os caminhos para denúncia e proteção.
Durante o evento, a população teve acesso a informações sobre o significado do Maio Laranja e a origem da data de 18 de maio, instituída como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Também foi divulgado o canal Disque 100, serviço nacional responsável por receber e encaminhar denúncias de violações de direitos humanos, especialmente contra crianças e adolescentes. Foram ainda apresentados os serviços oferecidos pela Assistência Social no município, como os CRAS localizados nos bairros Rasa, José Gonçalves e Cem Braças.
A concentração aconteceu na Praça Santos Dumont, com caminhada pela Rua Turíbio de Farias, passando pela Rua das Pedras, até o retorno à mesma praça. A atividade foi coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, por meio da Coordenação da Criança e do Adolescente do município, com a colaboração da Secretaria da Pessoa com Deficiência e o apoio do Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente (NACA).
A secretária Josiani Meira destacou a importância de manter a mobilização permanente em defesa dos direitos da infância e da adolescência, reforçando que o combate às violações deve acontecer durante todos os dias do ano, com a atuação integrada do poder público e da sociedade civil.
A secretária Luciana Araujo reforçou que a proteção de crianças e adolescentes deve considerar também as especificidades do público com deficiência, defendendo que a construção de uma sociedade segura e inclusiva passa pelo reconhecimento das múltiplas vulnerabilidades enfrentadas por esse grupo.
Encerrando a programação do Maio Laranja, será realizada na próxima segunda-feira (26), na Escola Municipal Darcy Ribeiro, uma palestra com Leniel Borel, pai de Henry Borel.






ESPORTES

CANDIDATO ÚNICO, SAMIR XAUD É ELEITO (...)
EVENTOS

SESC RJ PROMOVE ATIVIDADES GRATUITAS QUE (...)
TURISMO

“SIM!” COM VISTA PARA O PARAÍSO: (...)
EVENTOS

NOVA EXPOSIÇÃO DO CENTRO CULTURAL SESC (...)
CIDADES

COMUNIDADES TRADICIONAIS DE BÚZIOS SE (...)
TURISMO
