Por: BR4 - ASSESSORIA

02/05/2025

16:01:20

EXPOSIÇÃO "PIRILAMPOS DO PLANETA" ILUMINA O ESPAÇO ARP ATÉ 12 DE MAIO

Com esculturas criadas a partir de resíduos, trabalho da dupla chega a Nova Friburgo após passar por importantes palcos da arte brasileira
EXPOSIÇÃO
O projeto Pirilampos do Planeta apresenta sua mais recente exposição no Espaço Arp, em Nova Friburgo. Aberta ao público até o dia 12 de maio de 2025, a mostra é um convite ao encantamento e à reflexão sobre o impacto dos resíduos plásticos no meio ambiente. - Crédito foto Thalles Kadett

Criado por Lula Duffrayer e Flávio Carvalho, o Pirilampos do Planeta nasceu dentro de uma reserva florestal em Três Córregos, área rural da cidade de Teresópolis (RJ), como uma forma de retribuição à natureza. A dupla transforma resíduos plásticos descartados — recolhidos em parceria com cooperativas de catadores e ONGs — em esculturas de luz que dialogam com o design contemporâneo e despertam a memória afetiva do público.

Com quatro anos de trajetória, o projeto já retirou do meio ambiente uma tonelada de resíduos plásticos, os ressignificando em peças artísticas únicas. A iniciativa também promove a economia circular, valorizando a cadeia de coleta seletiva e gerando renda extra para os profissionais dessa área.

Durante o lançamento da escultura no Espaço Arp, Lula e Flávio ressaltaram:

"A poluição plástica é hoje um dos maiores problemas do planeta. Criamos o projeto para retirar o máximo de plástico do meio ambiente e transformá-lo em arte. A gente ficou extremamente honrado com o convite porque a gente já conhecia o Espaço Arp e entendia que o trabalho feito aqui tem uma importância muito grande em torno do trabalho cultural junto à comunidade. Então trazer nesse momento em que o trabalho está muito mais maduro, é muito interessante pra gente”.

O Pirilampos do Planeta tem se destacado em grandes eventos culturais. Entre eles, a monumental instalação no Centro Cultural Banco do Brasil – Belo Horizonte, com um lustre flutuante feito inteiramente de resíduos, e a intervenção na Festa da Luz de Belo Horizonte, onde uma serpente luminosa feita de plástico reciclado ocupou a fachada Art Déco do edifício Chagas Dória. Além disso, marcaram presença na Árvore de Natal do Tivoli Mofarrej, em São Paulo, e ocuparam o camarote SOMA, 1° camarote sustentável na Marquês de Sapucaí do Rio de Janeiro, em 2023.

Lula Duffrayer e Flávio Carvalho (Divulgação)


Aliás, essa ocupação serviu de inspiração para o enredo da Raio de Luar, Escola de Samba do Grupo A de Nova Friburgo, em 2024, desenvolvido pelo carnavalesco Lucas Melo. A homenagem da escola aos Pirilampos do Planeta rendeu um carro alegórico todo produzido com a arte dos dois, além da presença dos artistas no desfile.

“Ficamos emocionados em conhecer com mais detalhes a história do bloco e sua importância para a comunidade local e para a cidade”.

O trabalho da dupla ficará exposto até o dia 12 de maio de 2025 na Rua das Rendas do Espaço Arp. Entrada gratuita.

SERVIÇO:

Exposição Pirilampos do Planeta

Local: Rua das Rendas do Espaço Arp (Av. Conselheiro Julius Arp, nº 80 – Centro)
Data: Até 12 de maio de 2025
Hora: 7h às 23h
Instagram: @espacoarp @pirilamposdoplaneta


FRIWEB
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO - 22 ANOS

TURISMO

TURISTANDO COM ÊXITO - NO “CORAÇÃO DE  LUMIAR”
TURISTANDO COM ÊXITO - NO “CORAÇÃO DE LUMIAR”
Consolidado como um dos principais destinos turísticos do estado. a famosa vila friburguense é repleta de...

COLUNA SOCIAL

CHICO VELLOZO QUER SABER! – REFÚGIO DO SABOR
CHICO VELLOZO QUER SABER! – REFÚGIO DO SABOR
Há 12 anos no mercado, o Restaurante, além da sua tradicional culinária, passa a oferecer entretenimento e lazer para sua clientela. Com amplo estacionamento, atencioso...