ATTILA MATTOS
ATTILA MATTOS
Nascido em Niterói, Attila Pereira Gomes de Mattos Neto fez a opção por se estabelecer em Nova Friburgo. Apaixonado pelo município, ele é proprietário da tradicional Veterinária Mury, localizada no 8º distrito friburguense. Há 40 anos no mercado, Attila aborda em sua Coluna questões relacionadas a saúde animal e zoonoses. “Desejo que minha participação seja útil na manutenção da saúde dos animais que são nossos companheiros nessa viagem que fazemos na Terra através do universo. Desejo ser útil também na prevenção das doenças dos homens que são transmitidas pelos animais (zoonoses)”.

Por: ATTILA MATTOS

02/06/2024

08:26:46

OS FILHOS DE ARGEMIRO E SEUS ANIMAIS EXÓTICOS

Mergulho no passado quando lembro aquela quarta-feira à tarde em que Argemiro de Paiva chegou mais cedo e encontrou sua esposa, Regina, na cama com seu amigo Júlio.
OS FILHOS DE ARGEMIRO E SEUS ANIMAIS EXÓTICOS
Apesar da agonia, ele não tomou qualquer atitude enlouquecida; saiu, procurou um amigo, beberam num botequim e depois foi para casa dormir. Naquela semana o casamento de 14 anos se desfez. Por conselho dos colegas do banco, Argemiro partiu para a maior gandaia. Passou a frequentar todos os bares, boates e demais casas noturnas da Lapa e de outros bairros do Rio de Janeiro. Naquele momento do Brasil, 1982, ouvia-se o clamor do povo nas ruas pelo “ABAIXO A DITADURA”. A ditadura militar ainda dominava, mas já mostrava sinais de estertorar diante dos anseios populares de liberdade.

         Argemiro continuava na sua vida de esbórnia ainda machucado e com as lembranças da traição, mas já mostrava sinais de segurança e da autoestima em recuperação. Foi numa dessas andanças pela noite que entrou numa lanchonete e foi atendido por Clarisse. Ela era  falsa magra e simples, mas de uma beleza e elegância discretas que, de pronto, encantaram  meu amigo. Ele segurou sua mão, aproveitando seus dotes adquiridos de galanteador, e disse palavras que toda mulher normal quer ouvir; o tipo de cantada leve, mas verdadeira e que vem do coração. Argemiro, já meio cansado da vida boêmia, viu o que tinha de mais belo no âmago daquela mulher, e daí, a possibilidade de amar verdadeiramente outra vez. A coisa não foi pensada e sim, intuitiva. Voltou várias vezes à lanchonete e começaram a namorar.

       Haviam se passado alguns anos e, aos gritos ainda de “ABAIXO A DITADURA” e depois “DIRETAS JÁ”, o general Figueiredo pôs fim ao regime ditatorial militar no Brasil. Foi nesse clima de euforia civil que Argemiro e Clarisse marcaram o casamento para o dia 7 de setembro de 1985. Dessa união surgiram dois filhos; Antonio e Pedro.

       O tempo passou e, na adolescência, Pedro começou a se interessar por animais exóticos tais como cobras lagartos e outros, causando surpresa e estranheza nos seus pais. Pedro comprava casinhas, objetos e rações especiais como se fossem para animais domésticos de estimação tais como cães e gatos. Até aí, tudo bem, pois cada um tem suas escolhas desde que não prejudique ninguém, e a criação de cobras não venenosas e de outros animais desse tipo, que hoje são moda entre muitos jovens, realmente não trazem prejuízo a quem quer que seja.  Pedro capturava ratos para alimentar sua cobra e um dia apresentou quadro de febre alta  ficando duas semanas internado no hospital.  Pedro sofreu muito e sua família também.

      Eu escrevo esses artigos para esclarecer do risco que os animais oferecem de transmitir doenças ao homem; as zoonoses. Essa é a minha função de Médico Veterinário e, sendo assim, sanitarista.  Os ratos e outros roedores silvestres, por exemplo, podem transmitir a febre hemorrágica com síndrome renal, a leptospirose e outras doenças. Portanto, é preciso ter consciência e tomar cuidados preventivos. Deve-se procurar orientação técnica antes de tudo.

      ENFIM, É PRECISO AMAR OS ANIMAIS COM RESPONSABILIDADE!!!

 

 

FRIWEB
ÊXITO RIO - 22 ANOS
Relacionadas

COLUNA SOCIAL

 CHICO VELLOZO QUER SABER! – INAUGURADA A ROTA TIRADENTES
CHICO VELLOZO QUER SABER! – INAUGURADA A ROTA TIRADENTES
Conversamos com Augusto Theodoro – o “Professor Augusto” – representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Nova Friburgo, que prestigiou a...

COLUNA SOCIAL

 CHICO VELLOZO QUER SABER! – INAUGURADA A ROTA TIRADENTES
CHICO VELLOZO QUER SABER! – INAUGURADA A ROTA TIRADENTES
Conversamos com Adriano Machado, atuante membro Núcleo de Proteção Ambiental e Defesa Civil de Amparo NUPDEC, que prestou apoio na inauguração do percurso....