ATTILA MATTOS
ATTILA MATTOS
Nascido em Niterói, Attila Pereira Gomes de Mattos Neto fez a opção por se estabelecer em Nova Friburgo. Apaixonado pelo município, ele é proprietário da tradicional Veterinária Mury, localizada no 8º distrito friburguense. Há 40 anos no mercado, Attila aborda em sua Coluna questões relacionadas a saúde animal e zoonoses. “Desejo que minha participação seja útil na manutenção da saúde dos animais que são nossos companheiros nessa viagem que fazemos na Terra através do universo. Desejo ser útil também na prevenção das doenças dos homens que são transmitidas pelos animais (zoonoses)”.

Por: ATTILA MATTOS

20/07/2024

08:46:45

ZOONOSES - A MEDICINA VETERINÁRIA CUIDA DE GENTE?

- SIM
ZOONOSES - A MEDICINA VETERINÁRIA CUIDA DE GENTE?
Há muitos anos, no interior da França, havia uma comunidade que sobrevivia bàsicamente da criação de uma espécie de ovelha da qual aproveitavam o leite, a carne e a lã. Essas ovelhas começaram a apresentar uma doença que era transmitida às pessoas (zoonose). Surgiu, então, a necessidade de estudar tal doença e, assim, começou a medicina veterinária (o nome da raça era veterina e, daí, o nome da profissão) até a criação da primeira faculdade, também na França.

É evidente que a existência da medicina veterinária se relaciona diretamente com a sobrevivência do homem na terra, não sendo assim, não haveria necessidade de tal ciência.

Hoje, todos os produtos de origem animal são inspecionados nas criações, nas indústrias e no comércio pelo médico veterinário (leite, carne, queijo, ovos, mel, etc...). O médico veterinário é, primordialmente, um sanitarista assim como o médico humano e outros da área de saúde.

São inúmeras tais zoonoses: raiva, leptospirose, dengue, tuberculose, listeriose, triquinelose, aftosa, brucelose, cinomose, carbunculose e tantas outras. A leptospirose, por exemplo, é a terceira causa de morte humana no Brasil por doença infecciosa, só perdendo para aids e tuberculose.

A importância do estudo e controle das zoonoses é tão grande que o ministério da saúde tem a obrigação de criar centros de controle de zoonoses (CCZ) em capitais regionais de todos os estados do Brasil. Friburgo, por exemplo, é uma capital regional com uma área de influência que abrange de oito à doze municípios no seu entorno. Depois de mais de quarenta anos de luta noticia-se que vamos ter um centro de controle de zoonoses em nosso município. Esperamos que realmente isso ocorra e não somente em Friburgo mas em todas as capitais regionais do pais. Queremos, nesse momento, parabenizar o poder público pela criação do CCZ, caso este venha a ser instalado. Todos nós da área de saúde e a população, em geral, devemos nos sentir melhor assistidos com a existência de mais um órgão federal específico para cuidar de nossa saúde, de nossos filhos e de nossos animais também.

 A partir dessa edição faremos uma sequência de matérias explicando sobre as zoonoses, suas implicações na saúde humana e as medidas que devem ser tomadas para prevenir o contágio de tais doenças.

Para nós, que gostamos dos animais, que conselho eu daria:

-   Vacinar todos os animais regularmente segundo orientação do médico veterinário.

-   Seguir todas as normas higiênico-sanitárias preventivas às doenças dos animais e do homem.

-   Não deixar nossos animais soltos nas ruas, pois eles não merecem tal maltrato e, sim, nosso amor e carinho por serem nossos parceiros de coexistência nesse planeta lindo que vivemos.

 

CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES (CCZ) - órgão federal responsável pelo controle e erradicação de zoonoses 

 

FRIWEB
ÊXITO RIO - 22 ANOS
Relacionadas

COLUNA SOCIAL

 CHICO VELLOZO QUER SABER! – INAUGURADA A ROTA TIRADENTES
CHICO VELLOZO QUER SABER! – INAUGURADA A ROTA TIRADENTES
Conversamos com Augusto Theodoro – o “Professor Augusto” – representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Nova Friburgo, que prestigiou a...

COLUNA SOCIAL

 CHICO VELLOZO QUER SABER! – INAUGURADA A ROTA TIRADENTES
CHICO VELLOZO QUER SABER! – INAUGURADA A ROTA TIRADENTES
Conversamos com Adriano Machado, atuante membro Núcleo de Proteção Ambiental e Defesa Civil de Amparo NUPDEC, que prestou apoio na inauguração do percurso....