Na quinta-feira (29), Dia de São Pedro, foi realizado uma confraternização para os pescadores no PÃer dos Pescadores, ao som do DJ Blindado e da Banda Beleza Pura.
Na sexta-feira (30), os festejos foram realizados na Praça dos Pescadores, com diversas barraquinhas de doces, salgados e bebidas, entre elas, das marisqueiras e das caiçaras, além da do Divino (Igreja de Sant’Anna). Com apresentações musicais do Pagode do Junior e Didi Versátil e Hernandes.
Sábado (01), à s 19h, foi celebrada a tradicional missa na Igreja de Sant’Anna, além das barraquinhas e shows musicais, com os grupos Lance Maneiro e JV DelÃrio.
Neste domingo (02), último dia do evento, os festejos começaram à s 5h da manhã com alvorada. Logo após foi servido um delicioso café da manhã para os pescadores. Este ano não foi possÃvel realizar a tradicional corrida de bote, devido à previsão de ventos fortes.
A Procissão de São Pedro que tradicionalmente é realizada pelo mar, foi realizada por terra, percorrendo toda a Orla Bardot e Rua das Pedras. Muitos turistas que passeavam pelo trajeto da procissão pararam para fotografar e aplaudir o evento, entre eles, a moradora de Rio das Ostras, Carla, que estava passeando na Rua das Pedras, com a famÃlia: “É maravilhoso presenciar a Festa de São Pedro, nossa região é composta por pescadores. Cultivar essa cultura, além de ser um fato religioso, demonstra que a cidade preserva suas tradições. Vocês estão de parabéns, evento muito lindoâ€.
O secretário da Pasta, Uriel da Costa, que acompanhou cada detalhe do evento, era só alegria: “Hoje é só gratidão. Gratidão ao nosso prefeito, que uniu vários secretários buzianos, entre eles eu e Romano, pois foi através dessa união, que realizamos essa maravilhosa festa. Gratidão a todos que contribuÃram para o sucesso desse grande evento “.
De acordo com o secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Luiz Romano Lorenzi, a Festa de São Pedro, uma festa centenária, já faz parte da identidade buziana e neste domingo, o povo buziano demonstrou toda sua devoção: “A experiência que vivenciamos hoje vai algo fenomenal, porque o vento impossibilitou a realização da procissão marÃtima, mas a fé do povo buziano, a devoção a São Pedro, fez com que São Pedro caminhasse por terras buzianas até a rua das pedras. É a primeira vez que isso acontece, algo histórico, esse é o processo cultural, a cultura que se renova todos os dias, é a fé e a cultura do povo buziano. Quero agradecer ao padre Douglas e ao padre Lucas, sem as benções deles, seria impossÃvel realizar uma festa tão bonita. Viva a Comunidade de Sant’Anna, viva a Colônia dos Pescadores e a Secretaria da Pesca, viva São Pedro.
À noite, os festejos em comemoração aos pescadores e ao glorioso São Pedro, foi encerrado com o show do famoso grupo de samba que nasceu nos anos 70, Fundo de Quintal.