CLAUDIO PINTO
Enófilo, sommelier (ABS) e consultor especializado na área de vinhos e bebidas alcoólicas. Atua no ramo há mais de 30 anos, com passagens por empresas renomadas como Duty Free e Zona Sul Supermercados, além de ministrar aulas de enologia na Faculdade de Gastronomia da Candido Mendes e prestar consultoria para pessoas físicas e jurídicas ligadas ao varejo de vinhos.
- Emporio di Bacco
Av. Conselheiro Julius Arp 250, Centro Comercial Le Parc,
Centro, Nova Friburgo
+55 22 99206 9670
@emporiodibacco
www.emporiodibacco.com.br
Por: CLAUDIO PINTO
17/11/2024
08:06:00
DICAS DE COMO ESCOLHER VINHOS PARA PRESENTEAR
Quando se aproximam as datas festivas chegam também as dúvidas na hora da escolha de qual vinho presentar. Devido a isto resolvi escrever algumas linhas no intuito de orientar os que precisam de ajuda nestes momentos.
A primeira coisa a se considerar é se o presenteado tem algum conhecimento de vinho, não importa se nível avançado ou iniciante.
Se for iniciante sugiro buscar vinhos mais jovens, geralmente safras recentes e sem estágio em barricas, pois são mais frutados e leves. Países como Chile e Portugal costumam apresentar boas relações de preço e qualidade para estes vinhos.
Se o presente for para alguém que já consome vinho com frequência e possui algum conhecimento, as opções são mais amplas. Se a escolha for para vinho do velho mundo (países do continente europeu) opte por rótulos de regiões produtoras famosas, como Douro, Alentejo, Borgonha, Bordeaux, Toscana, Piemonte e Rioja. Nestas regiões a chance de errar é menor, e o fator preço está fortemente ligado à qualidade. Contudo, se você conhecer bem os hábitos de consumo do presenteado, uma opção diferente do tradicional pode se transformar num belo presente. A dica aqui é buscar junto ao atendente da loja vinhos de novas regiões ou menos conhecidas, que tenham sido lançados recentemente e/ou ganho prêmios importantes em concursos internacionais. Vale citar também a ideia de vinhos de variedades pouco conhecidas ou blends (vinho com mais de uma uva) que possam surpreender.
Por fim, o mais difícil é quando não conhecemos a pessoa que receberá o presente. Neste caso a minha dica é: escolha um espumante ou um vinho de sobremesa. O espumante é muito associado à festas, e por isso, mesmo que a pessoa não goste de vinho em algum momento a garrafa será aberta. Já o vinho de sobremesa (um Vinho do Porto por exemplo) atende a todos. Quem gosta vai bebê-lo após uma boa refeição e quem não gosta, a hora que provar vai gostar, por sua doçura e elegância.
Relacionadas