CLAUDIO PINTO
CLAUDIO PINTO
Enófilo, sommelier (ABS) e consultor especializado na área de vinhos e bebidas alcoólicas. Atua no ramo há mais de 30 anos, com passagens por empresas renomadas como Duty Free e Zona Sul Supermercados, além de ministrar aulas de enologia na Faculdade de Gastronomia da Candido Mendes e prestar consultoria para pessoas físicas e jurídicas ligadas ao varejo de vinhos.

Por: CLAUDIO PINTO

04/09/2021

08:21:02

VINHO E SANDUÍCHE, UMA COMBINAÇÃO DESCOLADA

VINHO E SANDUÍCHE, UMA COMBINAÇÃO DESCOLADA
Quem não gosta de um bom “sanduba” de vez em quando? Nesta coluna vou propor algumas combinações de sanduíches com vinhos, uma excelente ideia para variar o cardápio de forma rápida e saborosa.

Começaremos pelos “clássicos”:

Hot Dog: Fácil de fazer e de comer, o que vai nortear a combinação será a proteína. Se for salsicha sugiro um tinto leve, como um Pinot Noir ou Tempranillo jovem. Se a escolha for linguiça um Carmenere ou Sangiovese vão bem. Porém atenção aos adereços do sanduba e considere que, quanto mais intenso for o molho, mais estruturado deverá ser o vinho.

Hamburger: Sendo simples ou gourmet, este sanduba por ser grelhado apresenta sabores mais intensos, e como no hot dog, o complemento pode dificultar a combinação. De um modo geral um Cabernet Sauvignon chileno, um Zinfandel americano ou um Shiraz australiano ficarão bem.

Misto Quente: Neste caso a untuosidade do queijo é determinante na escolha. Sugiro um branco da uva Gewurztraminer (o nome é difícil, mas já cultivada em solo brasileiro) ou um Espumante Brasileiro Brut, geladinho e com bastante borbulhas para ajudar na harmonização.

Sanduíche de Pasta de Atum: Um sanduba frio e com muita cremosidade. Gosto muito de combiná-lo com um vinho rosé feito com uva Merlot. Outra opção interessante é um vinho português da região dos Vinhos Verdes, cujo a acidez dará conta do recado.

Passando agora para alguns sanduíches mais complexos...

Ciabatta com Presunto Cru e Mozzarella di Bufala: Um dos meus preferidos, no qual agrego rúcula e azeite. Para este típico italiano nada melhor do que um Chianti, vinho da Toscana feito à base de Sangiovese.

Porchetta: Delicioso sanduíche quente feito com carne de porco desfiada e bem temperada, pode ser harmonizado com um vinho branco da uva Chardonnay ou um tinto português da região do Dão.

Bauru: Sanduíche brasileiro, feito com rosbife, queijo, tomate e picles, pede um vinho brazuca, podendo ser um tinto da uva Merlot produzido na região Sul.

Croque Monsieur: Um sanduíche quente, aberto em uma fatia de pão de forma, com mostarda Dijon, queijo Gruyère, presunto cozido e molho bechamel (pode levar ovo frito). Este famoso sanduíche nascido na França merece um tinto local. Sugiro um Beaujolais ou um Bordeaux de entrada.

Falafel: Este é um sanduíche vegano do Oriente Médio, feito com grão de bico frito, temperos vegetais picados, tahini e molho de pimenta, num pão árabe ou Pita. Uma explosão de sabores que merece ser acompanhada de um vinho potente, o qual sugiro um tinto da uva Shiraz.

Agora é só escolher um lugar legal e passar a tarde saboreando sandubas e vinhos.

Claudio Pinto

Whatsapp 55 21 97126 2366

clvap@hotmail.com

Publicidade

Friweb Agência Digital
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO

TURISMO

VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
A Rota Cervejeira do Rio de Janeiro vai ligar todos os produtores de cerveja da região, das micros as grandes cervejarias além dos brewpubs, oferecendo aos turistas e visitantes uma...

TURISMO

VALE A PENA VER DE NOVO:  TRUTA, UM ÓTIMO SÍMBOLO PARA O TURISMO DE NOVA FRIBURGO
VALE A PENA VER DE NOVO: TRUTA, UM ÓTIMO SÍMBOLO PARA O TURISMO DE NOVA FRIBURGO
O território friburguense é verdadeiramente privilegiado por ter um clima ameno, águas cristalinas, ar puro e, justamente por isso, trutas! Cientes da importância desse...