Por: CARLOS CARESTIATO
30/06/2024
07:16:23
INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL
Nos anos noventa, Daniel Goleman, Ph.D em psicologia, mostrou como a incapacidade de lidar com as próprias emoções pode minar a experiência escolar, acabar com promissoras carreiras e destruir vidas. Em seu livro Inteligência Emocional, que foi e ainda é para muitos uma cartilha de estudos de certos comportamentos e sentimentos como compaixão, motivação, capacidade para agir apropriadamente a dor e ao prazer e empatia, confirma que o QE é requisito básico para o emprego salutar e social para as pessoas de QI alto.
Aprofundando um pouco mais nesse tema de enriquecimento do Ser, nos anos de 2015/16, Danah Zohar e Ian Marshall escreveram juntos o livro Inteligência Espiritual (QS), que vem somar as outras inteligências (QI e QE) e auxiliar o Ser nas representações de seus múltiplos papéis diários, contribuindo para diminuir a força da raiva, medo, cobiça e inveja, melhorando a maneira de viver.
O QS é uma inteligência que insere nossas ações em um contexto mais amplo, mais rico e mais gerador de significado. É a inteligência com a qual podemos avaliar que um curso ou caminho na vida faz mais sentido que outro.
Dicas para se perceber o grau de QS de uma pessoa:
- Capacidade de ser flexível;
- Grau elevado de autopercepção;
- Capacidade de enfrentar e usar o sofrimento para transcender a dor;
- Capacidade de ser inspirado por visão e valores.
“Somos impulsionados, na verdade, por um anseio especificamente humano, o de encontrar sentido e valor no que fazemos e experimentamos” - Danah Zohar