Por: CRECI-RJ

25/02/2021

17:47:02

COMO SE TORNAR UM CORRETOR DE IMÓVEIS

COMO SE TORNAR UM CORRETOR DE IMÓVEIS
Atuar no mercado imobiliário é uma oportunidade e tanto. Corretores de imóveis são profissionais que estão no dia a dia trabalhando para tornar o sonho de muitas pessoas e famílias em realidade. Além disso, a remuneração também chama a atenção e se torna um atrativo.

Seu imóvel dos sonhos pode estar aqui

Atenção: Com a pandemia do coronavírus, o Conselho implantou serviços digitais. Desta forma, é possível iniciar os trâmites para obtenção do registro de forma virtual. Clique aqui e saiba como.

Mas antes de fato iniciar os trâmites para se tornar um corretor de imóveis é importante conhecer informações importantes, o passo a passo desse processo.

Nesse sentido, colocamos abaixo o caminho que o candidato a corretor de imóveis deve seguir:

ESPECIALIZAÇÃO

Como em qualquer profissão, quem tem o desejo de se tornar um corretor de imóveis deve se especializar. Hoje temos duas possibilidades: o curso Técnico em Transações Imobiliárias (TTI – nível técnico) ou o curso superior em negócios imobiliários. Você pode procurar uma instituição de sua preferência, mas é importante destacar que antes de realizar a inscrição você entre em contato com o Conselho para saber se essa instituição está regulamentada pelo Cofeci e pelo MEC para oferecer o curso.

Por motivos de questões comerciais entre as escolas, o Creci-RJ não realiza a indicação qualquer curso.

ESTÁGIO

Após a inscrição no curso e já estar se especializando na profissão, o candidato a corretor de imóveis, pode experimentar como é vivenciar a profissão através do estágio. Para isso, ele deverá realizar uma inscrição de estagiário no Creci-RJ, devendo estar sempre acompanhado de um corretor responsável que, ao seu lado, ensinará todos os meandros da profissão, auxiliando  a ser um excelente corretor.

Para todos aqueles que estão estudando e desejam estagiar, a inscrição no Conselho é obrigatória e bem fácil de ser realizada:

- Se o responsável pelo seu estágio for pessoa física, preencha esse formulário:

Download

- Se o responsável pelo seu estágio for pessoa jurídica, preencha esse formulário: 

Download

- Reunir toda a documentação solicitada no formulário

- Comparecer à Sede do Creci-RJ e realizar o investimento do valor da inscrição (Atenção: Com a pandemia do coronavírus, o Conselho implantou serviços digitais. Desta forma, é possível iniciar os trâmites para obtenção do registro de forma virtual. Clique aqui e saiba como).

- Após os trâmites você receberá a sua carteira de estagiário em uma solenidade na Sede do Creci-RJ

INSCRIÇÃO PESSOA FÍSICA

Logo após terminar o curso que o candidato escolheu para se especializar, ele agora realizará a sua inscrição principal de pessoa física para efetivamente receber a carteira de corretor de imóveis. Os passos são bem simples. Em seguida listamos:

- Preencher esse formulário: 

Download

- Reunir toda a documentação solicitada no formulário

- Comparecer à Sede do Creci-RJ e realizar o investimento do valor da inscrição e anuidade (Atenção: Com a pandemia do coronavírus, o Conselho implantou serviços digitais. Desta forma, é possível iniciar os trâmites para obtenção do registro de forma virtual. Clique aqui e saiba como).

- Após os trâmites você receberá a sua carteira em uma solenidade na Sede do Creci-RJ

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Atividade profissional regulamentada

A intermediação imobiliária somente poderá ser exercida pelo corretor de imóveis e por pessoa jurídica constituída para esse fim, devidamente inscrita no órgão de fiscalização profissional, na forma da Lei 6.530/78, que se encontra por ela disciplinada, pelo Decreto 81.871, de 29 de junho de 1978, que a regulamenta, e ainda pelas resoluções do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI) que, observados os parâmetros legais, estabelecem normas definidas para o exercício da atividade.

Anuidades

O pagamento das anuidades ao Creci constitui condição essencial para o exercício da profissão de corretor de imóveis e da pessoa jurídica. A anuidade deverá ser paga até o último dia útil do primeiro trimestre de cada ano, salvo a primeira, que será devida no ato da inscrição do profissional ou da pessoa jurídica, sob pena de ficar sujeito às multas fixadas pelo COFECI, aplicadas a título de sanção disciplinar. Para pessoas físicas, a anuidade é única e, para as jurídicas, ela se divide em faixas de acordo com o capital social. Atualmente, existem cinco faixas de capital social, o que poderá mudar a cada ano. A fixação do valor das anuidades, multas, e emolumentos é de competência do COFECI, cabendo ao Regional apenas a execução. Atenção: o Creci não possui cobrador. Os pagamentos devem ser efetuados na rede bancária.

 

imovel card correta
JUNIOR AZEVEDO GESTÃO IMOBILIÁRIA
ÂNGELO SILVEIRA - IMÓVEIS

TURISMO

VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
A Rota Cervejeira do Rio de Janeiro vai ligar todos os produtores de cerveja da região, das micros as grandes cervejarias além dos brewpubs, oferecendo aos turistas e visitantes uma...

TURISMO

VALE A PENA VER DE NOVO:  BIRDWATCHING - OBSERVAÇÃO DE AVES
VALE A PENA VER DE NOVO: BIRDWATCHING - OBSERVAÇÃO DE AVES
A Observação de Aves (Birdwatching) estimula uma harmoniosa relação com o meio ambiente estimulando uma sutil interação com o local visitado. O observador de...