ATTILA MATTOS
ATTILA MATTOS
Nascido em Niterói, Attila Pereira Gomes de Mattos Neto fez a opção por se estabelecer em Nova Friburgo. Apaixonado pelo município, ele é proprietário da tradicional Veterinária Mury, localizada no 8º distrito friburguense. Há 40 anos no mercado, Attila aborda em sua Coluna questões relacionadas a saúde animal e zoonoses. “Desejo que minha participação seja útil na manutenção da saúde dos animais que são nossos companheiros nessa viagem que fazemos na Terra através do universo. Desejo ser útil também na prevenção das doenças dos homens que são transmitidas pelos animais (zoonoses)”.

Por: ATTILA MATTOS

16/11/2024

11:12:35

ELIETE, SUA PETSHOP E SEU NENÉM

ELIETE, SUA PETSHOP E SEU NENÉM
Foi numa quarta-feira do ano 2000 que Eliete apareceu pedindo emprego na clínica veterinária do Dr.Veloso. Inicialmente meu colega Veloso estranhou pois achou a mulher muito segura para estar procurando emprego mas, como estava realmente precisando, resolveu contratá-la.

Aos poucos a moça foi se tornando importante na clínica e, anos depois, como os dois tinham casamentos falidos, acabaram por casar-se. A relação dos dois era admirada por todos, e depois de trabalhar muitos anos como auxiliar, enfermeira e gerente da clínica, Eliete resolveu montar uma empresa de banho e tosa. A coisa foi crescendo e Eliete só pensava em fazer aquilo. Em meio a esse projeto nasceu o filho do casal, o Pedrinho que passou a ser a alegria de todos. Mas Eliete parecia obcecada por seu trabalho; não respeitava hora de almoço nem hora de terminar o expediente. 

Ela também não queria dividir o trabalho com outra profissional, desrrespeitando assim a regra básica que diz que é “dividindo que se multiplica”. Veloso reclamava que ela fedia a cachorro e os amigos recomendavam que ela contratasse alguém para fazer o trabalho pesado visto que o casal não necessitava de tal sacrifício pois o faturamento da clínica e o patrimônio adquirido por Veloso durante 35 anos de trabalho permitia que o casal tivesse uma vida tranquila. Veloso também sugeria que ela fizesse qualquer curso para seu crescimento intelectual já que Eliete era de origem humilde e teve pouca oportunidade de estudar. Veloso insistia que ele voltasse a psicoterapia pois já havia passado por quadro depressivo anteriormente, mas nada mudava a fixação da mulher pelo trabalho e o pior é que ela ainda colocava o neném perto da sala de tosa. 

Um dia receberam a visita da Dra. Vânia, pediatra, que era cliente clínica, e esta assegurou que o neném estaria muito exposto a doenças com aquele contato muito próximo com os animais. O trabalho também tornava Eliete muito nervosa e estimulava a característica de “BRONCA” que ela tinha por origem familiar. Por mais que se falasse com ela sobre desenvolvimento intelectual, psicológico, espiritual e outros, ela não tomava atitude alguma e ainda debochava das sugestões. Achava-se espertíssima e não devia ouvir quem quer que seja.

Em um determinado momento, Pedrinho, o neném do casal, apareceu com uma doença de pele seguida de lesão pulmonar, visto que, tanto pele como pulmão, tem origem no mesmo folheto embrionário, o mesoderma. Certamente neném foi infectado por algum vírus, bactéria, fungo, protozoário ou parasita de origem dos animais (zoonoses: doenças dos animais transmissíveis ao homem). Logicamente que tudo isso destruiu o casamento além do grande prejuízo a saúde do pequeno Pedrinho.

Faço esse relato para alertar os profissionais da área de saúde, higiene e embelezamento animal, para que tomem as medidas de segurança necessárias para sua proteção e de seus familiares visto que os animais transmitem doenças ao homem. Por mais que amemos os animais precisamos respeitar a distância natural que temos deles. Aproveito também para fortalecer a sugestão dos mestres para que nos dediquemos ao estudo pois só assim podemos evoluir como seres inteligentes que somos.

   Portanto caros leitores, é preciso amar os animais com responsabilidade!!!

 

 

FRIWEB
ÊXITO RIO - 22 ANOS
Relacionadas

COLUNA SOCIAL

 CHICO VELLOZO QUER SABER! – INAUGURADA A ROTA TIRADENTES
CHICO VELLOZO QUER SABER! – INAUGURADA A ROTA TIRADENTES
Conversamos com Augusto Theodoro – o “Professor Augusto” – representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Nova Friburgo, que prestigiou a...

COLUNA SOCIAL

 CHICO VELLOZO QUER SABER! – INAUGURADA A ROTA TIRADENTES
CHICO VELLOZO QUER SABER! – INAUGURADA A ROTA TIRADENTES
Conversamos com Adriano Machado, atuante membro Núcleo de Proteção Ambiental e Defesa Civil de Amparo NUPDEC, que prestou apoio na inauguração do percurso....