Por: CLAUDIO PINTO
14/07/2024
06:57:48
O VINHO E O MAR
Para sair um pouco da trivialidade proponho a seguir algumas opções de pratos e harmonizações:
Caviar ou Ovas de Peixe: Por sua salinidade e untuosidade, o caviar é uma iguaria nobre e pede um companheiro à altura, no caso um bom Champagne ou um espumante brasileiro método clássico, pois sua estrutura e delicadas borbulhas realçarão os sabores.
Mix de Frutos do Mar: Texturas e sabores diversos, especialmente quando grelhados com azeite e ervas, o ideal é harmonizar com vinhos brancos secos e aromáticos. Um Albariño Espanhol, um Assyrtiko Grego ou um Muscadet do Vale do Loire ficarão perfeitos.
Polvo Grelhado: De sabor e textura marcante especialmente quando grelhado, este molusco pede um bom Chardonnay com passagem em barrica ou um Pinot Grigio da Sicília.
Bacalhau: Se for cozido tipo à portuguesa, um bom vinho verde branco ou tinto. Se for grelhado, pode se pensar num tinto encorpado, da Bairrada ou do Alentejo.
Atum Grelhado: Peixe de carne escura e sabor forte, ideal que acompanhe um vinho Rosé de Médio Corpo ou um tinto leve, como um Beaujolais ou um Pinot Noir.
Sushi e Sashimi: Ideal brancos de personalidade, como Riesling da Alsácia, Gewurztraminer Alemão ou Viognier Chileno. Alguns tintos leves como Gamay e Pinot Noir podem funcionar também.
Enguia Cozida: De carne branca e textura forte, pede um Merlot Brasileiro ou um Bordeaux, preferencialmente de Saint-Emilion.
Sardinhas Portuguesas: Geralmente são fritas ou grelhadas e vão bem com Vinhos Verdes Brancos ou Espumantes Brut.
Costumo dizer que o melhor da harmonização é a experiência compartilhada com os amigos, na qual o que vale é curtir uma bela refeição acompanhada de um delicioso vinho.
Saúde e até a próxima!