CARLOS CARESTIATO
Formado em Administração de Empresas pela Cândido Mendes, com pós-graduação em Marketing pela ESPM- RJ, Master Coach pela EBRA - Escola Brasileira de Coach, Master em PNL pelo ICML , Hipnose- INAP-R e Coaching Profissional pela Mululo Gestão Coaching & Cia.
Por: CARLOS CARESTIATO
05/10/2024
11:30:02
ESTRESSE: COMO LIDAR COM ELE?
O estresse faz parte de nós e está cotidianamente inserido nas nossas rotinas.
Para perceber que isso é verdade, basta observar o comportamento de determinadas pessoas, através do modo de agir e da linguagem utilizada. Falas como “eu sou estressado(a) mesmo...” e “eu sou sempre assim... não tem jeito não” indicam que a pessoa enxerga o estresse como um traço de personalidade, como se fosse uma característica que nasce com ela e que não há uma forma de melhorar esse comportamento adquirido ao longo de muitos anos.
Alguns tem o hábito de querer controlar as ações das pessoas, ou até mesmo controlar o incontrolável (como a temperatura do dia, a chuva, o excesso de sol e aí por diante). Como se sentisse um Deus que tudo pode e, assim, se estressam quando algo que achou que poderia controlar, saiu do controle.
Certa dose é necessária em algumas experiências do nosso dia a dia, nos mantendo seguros e alerta para fugirmos de um eventual perigo que possa comprometer as nossas vidas. O hormônio que regula o nível de estresse é o cortisol, produzido pelas glândulas suprarrenais. Porém, em quantidades excessivas, esse hormônio será prejudicial e nos afetará com dores de cabeça, cansaço, distúrbio do sono, angústia, ansiedade e comprometimento da memória.
Faça algumas perguntas para você mesmo: vale a pena viver estressado? Quanto está custando esse estresse para você? Quanto dias eu perdi ficando nessa programação? O que posso fazer para melhorar essa situação? São perguntas que caracterizam tomada de consciência e desperta o Ser para a mudança. Não é o fato que estressa, mais a interpretação que damos ao fato.
“No dia a dia, acumulamos preocupações, trabalho e cansaço. É importante separarmos um momento para relaxar e fazer uma faxina em nosso interior. Não viva com pesos, busque a sua leveza.”
– Autor desconhecido.
Relacionadas