ATTILA MATTOS
ATTILA MATTOS
Nascido em Niterói, Attila Pereira Gomes de Mattos Neto (63 anos) fez a opção por se estabelecer em Nova Friburgo. Apaixonado pelo município, ele é proprietário da tradicional Veterinária Mury, localizada no 8º distrito friburguense. Há 40 anos no mercado, Attila aborda em sua Coluna questões relacionadas a saúde animal e zoonoses. “Desejo que minha participação seja útil na manutenção da saúde dos animais que são nossos companheiros nessa viagem que fazemos na Terra através do universo. Desejo ser útil também na prevenção das doenças dos homens que são transmitidas pelos animais (zoonoses)”.

Por: ATTILA MATTOS

04/03/2023

07:24:01

DRA. BETH E A BRUCELOSE

Ela era natureba radical...
DRA.  BETH E A BRUCELOSE
Foi no segundo semestre de 1981 que conheci a Médica Veterinária Elizabeth Farias no norte de Mato grosso, mais precisamente na cidade de Alta Floresta, onde acabava o serrado e começava a mata amazônica. Depois do lindíssimo rio Teles Pires para o norte, tudo era responsabilidade de uma colonizadora que vendia terras para investidores de toda parte do Brasil.

        O grande negócio por lá, naquela época, era a extração de madeira e o garimpo de ouro, no entanto isso era omitido na propaganda enganosa da colonizadora que dizia qu  na região havia uma ocupação humana digna e respeitosa com a natureza. Eu e minha esposa, então recém formados, tentávamos um trabalho naquela cidade e, para isso, procuramos o prefeito que nos apresentou a Dra. Beth que se propôs a nos mostrar como se fazia a tal colonização. A Dra. Beth andava bem devagar, apesar de ainda jovem, 40 anos talvez, e apresentava sinais claros de sequela de alguma doença grave. Depois de visitarmos uma propriedade daquelas de fachada para convencer investidores, e depois de conversarmos muito,  resolvemos sentar e ela mesmo começou a contar a causa das visíveis seqüelas que apresentava.  Narrou que  aos 14 anos, em Icaraí, bairro  de Niterói onde ela vivia, teve uma intuição de que devia conduzir sua vida para o interior e viver no campo. Daí por diante tudo fez para seguir  tal intuição e, inclusive, anos mais tarde, optou por ser Médica Veterinária acreditando que esta profissão a levaria para a roça. Em tudo ela acertou, porém, foi se tornando excessivamente radical com uma suposta “doutrina naturalista,” para surpresa de sua família.  Depois de formada, já trabalhando em fazendas, acostumou-se a  tomar leite logo que retirado da vaca, sem fervê-lo prèviamente. Foi assim que contraiu a brucelose que lhe deixou lesões graves para o resto da vida.

       A brucelose é uma doença causada por bactéria que pode ser transmitida ao homem pela ingestão de leite crú ou de carne mal cozida podendo causar a morte ou produzir lesões cardíacas, nos ossos e em diversos órgãos além de esterilidade e outras sequelas. No mundo inteiro a ciência médica  humana e veterinária busca o controle rígido  de tal bactéria nos rebanhos, nas indústrias, no comércio  e através de  programas de educação sanitária, a fim de  impedir tal contaminação. É uma doença que deve ser combatida pelos órgãos de saúde pública assim como todas as zoonoses e, portanto, devemos cobrar das autoridades tal prevenção.  Além disso, podemos prevenir nossa própria contaminação ingerindo leite somente após fervura, mesmo o leite de caixinha que é pasteurizado, pois podem ocorrer falhas no processo de pasteurização nas indústrias. Existem inúmeros relatos de pessoas que contraíram brucelose pela ingestão de leite de caixinha (embalagem tetra-pack). É bom lembrar que a brucela é uma bactéria fàcilmente destruída pela fervura, portanto, essa é uma medida preventiva que nós mesmos podemos tomar em nossos lares.

       Os animais são nossos parceiros de co-existência no planeta terra porém precisamos saber que podem nos transmitir doenças assim como nós podemos transmitir doenças a eles. 

               ENFIM, É PRECISO AMAR OS ANIMAIS COM RESPONSABILIDADE!!!

 

 

FRIWEB
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO

COLUNA SOCIAL

CHICO VELLOZO QUER SABER! – FESTA ALEMÃ NO FOGÃO A LENHA
CHICO VELLOZO QUER SABER! – FESTA ALEMÃ NO FOGÃO A LENHA
  Entrevistamos os proprietários do famoso restaurante em Amparo. Suerly e Érico Gripp estão preparando um evento inesquecível para comemorar o bicentenário da...

COLUNA SOCIAL

CHICO VELLOZO QUER SABER! - BÚZIOS NA
CHICO VELLOZO QUER SABER! - BÚZIOS NA "MELHOR TEMPORADA"
Em conversa com o presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação (Sindsol) de Armação dos Búzios, o empresário Thomas Weber, tivemos conhecimento das várias...