Por: AYRTON DIAS

15/09/2021

09:22:36

NOVA FRIBURGO COUNTRY CLUBE - ORGULHO DE VÁRIAS GERAÇÕES

NOVA FRIBURGO COUNTRY CLUBE - ORGULHO DE VÁRIAS GERAÇÕES
A narrativa sobre o Nova Friburgo Country Clube (NFCC) teve início há mais de 150 anos e envolve uma sequencia de fatos épicos que confundem-se com a própria história do Brasil. Tudo começou em 1860, quando Antônio Clemente Pinto – o Barão de Nova Friburgo I – resolveu investir cifras milionárias na construção de um espaço único, que foi capaz de impressionar até convivas da estirpe do imperador D. Pedro II e a imperatriz Thereza Christina - Fotos: Regina Lo Bianco

Destinada inicialmente ao encontro de pessoas próximas a família Clemente Pinto, a “Chácara do Chalet” foi pano de fundo para eventos festivos e solenidades que marcaram para sempre Nova Friburgo e região.

No início do século XX, o Parque São Clemente foi adquirido pela família tradicional Guinle, que fez questão de manter suas características originais, “tornando-o um bairro independente e autônomo, onde a natureza e cidade se mesclaram de forma harmônica e saudável, um verdadeiro paraíso utópico que, diferentemente da Utopia de Thomas Morus, foi um lugar real e possível.”

Em função do declínio financeiro dos Guinle, em 1957, um grupo de entusiásticos friburguenses, idealizadores da criação de um Country Club no município, encontrou no histórico Parque São Clemente as condições ideais para sua localização e viabilizaram a sua aquisição com a promessa de mantê-lo preservado.

O jardim histórico mais bem preservado do Brasil 

O NFCC é muito mais que uma  oferta de entretenimento e lazer. Com área de 200 mil metros² cuja vegetação - com mais de 90 mil metros quadrados de ajardinamento - faz parte de um conjunto paisagístico criado e elaborado pelo paisagista francês Auguste François Marie. Um dos endereços mais tradicionais da cidade o local é verdadeiramente um clube histórico, pois foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Além de friburguenses, o NFCC – um clube particular mantido exclusivamente pelos seus sócios - atrai turistas e visitantes de várias partes do Brasil que vêm desfrutar de momentos especiais em um lugar encantador. Além disso, no Country ainda é possível obter-se conhecimento e cultura em seu acervo arquitetônico que guarda aspectos da segunda metade do Século XIX. A suntuosidade é marcada pelos desenhos pintados em seus tetos e paredes, alguns traçados a ouro, que mantêm viva em amplos cômodos a lembrança do Brasil imperial.

O Lago Superior oferece um espetáculo a parte

Dividido em duas Sedes, o NFCC conta com um quadro social de aproximadamente 3 mil pessoas que desfrutam de um belo e moderno Parque Aquático, localizado ao lado da Sede Nobre – onde são realizadas exposições permanentes de artistas de renome - e de uma Sede Nova, dotada de Salão de Festas, Ginásio de Esportes, Boate e do famoso Teatro Barão de Nova Friburgo, palco de inúmeras peças teatrais, muitas das quais em estreias nacionais. 

Publicidade

Friweb Agência Digital
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO

TURISMO

VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
A Rota Cervejeira do Rio de Janeiro vai ligar todos os produtores de cerveja da região, das micros as grandes cervejarias além dos brewpubs, oferecendo aos turistas e visitantes uma...

TURISMO

VALE A PENA VER DE NOVO:  TRUTA, UM ÓTIMO SÍMBOLO PARA O TURISMO DE NOVA FRIBURGO
VALE A PENA VER DE NOVO: TRUTA, UM ÓTIMO SÍMBOLO PARA O TURISMO DE NOVA FRIBURGO
O território friburguense é verdadeiramente privilegiado por ter um clima ameno, águas cristalinas, ar puro e, justamente por isso, trutas! Cientes da importância desse...