CHICO VELLOZO
CHICO VELLOZO
O botafoguense e torcedor da Portela, Chico Vellozo é formado em erros e acertos da vida e um grande observador do cotidiano. exitodias2@gmail.com

Por: CHICO VELLOZO

24/05/2022

15:55:53

MUNDO ONLINE – A VIDA COMO ELA É

Qualquer semelhança não é mera coincidência
MUNDO ONLINE – A VIDA COMO ELA É
O fenômeno que alterou de maneira significativa a dinâmica das relações sociais é simplesmente o retrato da vida como ela é. A internet não operou mudanças na essência humana, apenas deu amplitude as manifestações das pessoas. Acostumada aos veículos de comunicação de massa, em que normalmente só participava como ouvinte, grande parte da população mundial está vivendo uma verdadeira revolução de costumes. Nesse momento histórico, através das redes sociais, é possível a veiculação de todo tipo de manifestação ocasionando a democratização da informação e a interação social.

É óbvio que diversos conceitos passaram a ser revistos a partir dessa nova era. As relações sociais, comerciais, empresarias...entre outras, ainda estão se adaptando ao atual momento. A tecnologia de hoje permite uma funcionalidade jamais vista, exigindo que haja inovação em todas as áreas. A telefonia, por exemplo, ficou tão diferente que um aparelho celular vem sendo muito utilizado para diversas coisas, mas torna-se raro o momento de uma ligação que - na atual etiqueta - deve ser precedida de mensagem ao interlocutor autorizando o contato telefônico. Outro fato digno de registro é o de que a intensa comunicação entre as pessoas na atualidade não seja feita através da conversação. As mensagens são enviadas em textos repletos de abreviações, emoticons e emojis, em detrimento da conversa propriamente dita. O curioso é que quando as pessoas quando têm a oportunidade de estarem juntas elas não largam aparelho por nada, fazendo surgir a famosa expressão: a internet aproxima distantes e distancia os próximos!

Com certeza tudo ficou diferente! Na política nem se fala. As reações individuais passaram a ter uma enorme publicidade, os debates tornaram-se cada vez mais acalorados e a polarização intensificada. Foi gerado um ambiente de embates extremos, passando-se muitas vezes do limite aceitável. Foi nesse verdadeiro barril de pólvora que as campanhas políticas ganharam novo formato, mas, logicamente, sem perder sua essência na qual prevalecem ainda as malfadadas “promessas de campanha”. A má fé na manipulação da informação ganhou proporções gigantescas e o ordenamento de tudo isso ainda está em fase preliminar. O mundo online carece, urgentemente, de um grande “choque de civilidade”.

Como um cidadão que na infância teve contato com a era do rádio e presenciou os primeiros instantes da televisão no país, sinto-me muito seguro em afirmar que vivemos um momento de evolução da espécie humana. Atualmente, apesar das inúmeras teorias da conspiração, há mais verdade. Tornou-se um pouco mais difícil enganar a opinião pública por exemplo. Não estamos mais reféns dos editoriais doutrinários dos grandes veículos de comunicação de massa. Tudo pode ser questionado, apurado, investigado e, principalmente, divulgado. A população pode ter acesso as notícias através de diversas fontes, sendo possível confrontá-las e tirar suas próprias conclusões.

Em relação ao comportamento das pessoas, o mundo online não é diferente. Os comportamentos agressivos, discursos de ódio, intolerância, preconceito e todo tipo de manifestação maldosa, lamentavelmente, sempre existiram. Os boatos, fofocas e inverdades - de maneira geral - que passaram a ser chamados de fake news, também sempre fizeram parte do cotidiano e não são exclusivas do mundo digital. A maldade, infelizmente, faz parte do perfil doentio de algumas pessoas que insistem em tornar público seu lado doentio. Estas precisam ser encaminhadas para os devidos tratamentos médicos.

Precisamos aceitar os novos tempos e aprimorar o uso dessa possibilidade ímpar de comunicação aproveitando tudo de bom que ela possa oferecer, se possível, gerando paz, saúde e prosperidade para todos nós! 

 

Friweb Agência Digital
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO

TURISMO

VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
A Rota Cervejeira do Rio de Janeiro vai ligar todos os produtores de cerveja da região, das micros as grandes cervejarias além dos brewpubs, oferecendo aos turistas e visitantes uma...

GERAL

VALE A PENA VER DE NOVO:  VÍDEO COMEMORATIVO REVISTA ÊXITO RIO 10 ANOS
VALE A PENA VER DE NOVO: VÍDEO COMEMORATIVO REVISTA ÊXITO RIO 10 ANOS
Uma história contada em vários capítulos e com muitos...