ATTILA MATTOS
ATTILA MATTOS
Nascido em Niterói, Attila Pereira Gomes de Mattos Neto (63 anos) fez a opção por se estabelecer em Nova Friburgo. Apaixonado pelo município, ele é proprietário da tradicional Veterinária Mury, localizada no 8º distrito friburguense. Há 40 anos no mercado, Attila aborda em sua Coluna questões relacionadas a saúde animal e zoonoses. “Desejo que minha participação seja útil na manutenção da saúde dos animais que são nossos companheiros nessa viagem que fazemos na Terra através do universo. Desejo ser útil também na prevenção das doenças dos homens que são transmitidas pelos animais (zoonoses)”.

Por: ATTILA MATTOS

10/05/2022

10:15:56

“A GRANDE ARTE DE SER FELIZ”

“A GRANDE ARTE DE SER FELIZ”
Foi dona Fernanda quem pediu a Patrícia para que levasse o almoço de Leonardo na roça. Ainda é costume na área rural de Nova Friburgo que alguém leve o café, o almoço, a merenda e enfim, o alimento aos trabalhadores rurais na lavoura para que esses não precisem descer dos morros para fazerem as refeições. A produção da agricultura em nossa região é toda feita nas montanhas visto que a região dispõe de poucas áreas de várzea. Em Friburgo, os distritos de Lumiar, São Pedro, Macaé de Cima, Galdinópolis, Mury e outros, foram colonizados pelos imigrantes suíços que ocuparam grotas ou bocainas onde produziam os gêneros alimentícios para sustentar suas famílias.
Hoje essas localidades tem perfil turístico além da característica agropastoril desenvolvida pelos suíços. Esses distritos e bairros rurais são verdadeiras pérolas em meio à mata atlântica, onde as propriedades produtivas se misturam com as propriedades turísticas, pousadas, hotéis, bares e restaurantes numa simbiose charmosa e elegante que atrai visitantes de toda parte. As matas, as altitudes que variam de 700 a mais de 1000 metros e as temperaturas baixas são atrativos para todos que amamos a natureza. A região é lindíssima, tem gastronomia interessante, muitas cachoeiras e clima agradabilíssimo.
 
Dona Fernanda, mãe de Leonardo, de família de origem suíça, se encontrava cansada e, sendo assim, pediu a Patrícia, de origem baiana, que passasse a levar as refeições de Leonardo na roça. A chegada da morena na área de lavoura encantava o rapaz e, com o tempo, começaram a namorar. Daí ao casamento foi um pulo. Passados alguns meses Leonardo ficou gravemente doente e foi diagnosticada a dengue, uma virose transmitida por mosquito, isto é, uma zoonose(doença dos animais transmitida ao homem). Não fosse a dedicação da mulata baiana, o brancão suíço poderia ter morrido.

    A essa altura da matéria é natural que os leitores façam a seguinte pergunta: qual é a relação dessa estória com “a grande arte de ser feliz”? A obra de Rubens Alves com esse título fala de como é importante para sermos felizes o fato de nunca esquecermos a criança que fomos, de nunca deixarmos de ser um pouco essa criança. Fala também que só somos felizes nos momentos em que estamos distraídos, quando não pensamos em nossas contas a pagar, em nossas angústias e, enfim, nos problemas que nos impedem de termos pensamentos livres. O que se destaca na relação de Patrícia e Leonardo é a forma lúdica com que se amavam em meio às plantações no começo do namoro. São essas coisas inesquecíveis que nos acontecem e que a partir delas fazemos as maiores realizações de nossas vidas tais como casamento, filhos, formação intelectual, moral e outras. Os esportes, as artes, as brincadeiras e o sexo nos levam a momentos de extrema felicidade.

   Enfim caros leitores, precisamos saber que os insetos, cães, cavalos, bois e todos os animais podem nos transmitir doenças (zoonoses) e, portanto:  É preciso amar os animais com responsabilidade! 
  
Friweb Agência Digital
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO

TURISMO

VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
A Rota Cervejeira do Rio de Janeiro vai ligar todos os produtores de cerveja da região, das micros as grandes cervejarias além dos brewpubs, oferecendo aos turistas e visitantes uma...

GERAL

VALE A PENA VER DE NOVO:  VÍDEO COMEMORATIVO REVISTA ÊXITO RIO 10 ANOS
VALE A PENA VER DE NOVO: VÍDEO COMEMORATIVO REVISTA ÊXITO RIO 10 ANOS
Uma história contada em vários capítulos e com muitos...