Por: CHICO VELLOZO
07/01/2025
19:04:33
"ENVELHESCÊNCIA"
Sem os dissabores das espinhas, dos conflitos ou da rebeldia, a “envelhescência” é a adolescência madura. É um jeito de viver intensamente, mas com responsabilidade num pleno entendimento das "coisas", obtido através da experiência. Os muitos erros e acertos permitem a construção, ou não, de uma sabedoria que norteia a vida de quem chegou a “melhor idade”. Concordo em parte com a afirmação melhor idade. Quem administrou bem a vida tem como prêmio momentos sublimes em que cada instante de prazer é motivo de intenso júbilo. O lado ruim é que temos como contrapartida o fato de estarmos numa verdadeira contagem regressiva, pois afinal somos meros mortais.
Na minha envelhescência não me vejo mais perdendo tempo com questões menores. Sei do que gosto e nada me faz - para agradar aos outros - querer deixar-me levar pelo o que não me apraz. Sou um "velho ser" cheio de convicções na busca por valer a pena minha existência. Quero deixar boas lembranças e um legado consistente! Tenho um novo conceito de prazer e trato isso de maneira mais abrangente. Produzir coisas relevantes, por exemplo, agrada-me muito! Acredito que meu empenho nesse sentido irá garantir um registro positivo da minha passagem terrena.
Regozijo-me por procurar ser - cada vez mais - motivo de orgulho para os meus falecidos progenitores! Procuro ser também um bom pai, bom irmão, bom amigo, bom companheiro, enfim... busco ser uma boa pessoa. Como cidadão tenho agido para tornar, da minha maneira, o mundo melhor, pois acredito que isso seja possível. Por isso continuarei fazendo sempre a minha parte. Tento colocar-me no lugar do outro alinhando-me, verdadeiramente, com o ideal do bem comum, não fazendo com o próximo o que não gostaria que fizessem comigo, simples assim!
A envelhescência é a proatividade na busca pelo real sentido da vida. Talvez seja a última oportunidade de desfrutar-se ainda - com consciência e em puro êxtase - de momentos únicos da existência. Acredito que a felicidade seja um estado imaginário... viva a adolescência madura! Que tal sermos felizes? Não custa, pelo menos, tentar.
ENVELHECER
"Entra pela velhice com cuidado,
Pé ante pé, sem provocar rumores
Que despertem lembranças do passado,
Sonhos de glória, ilusões de amores.
Do que tiveres no pomar plantado,
Apanha os frutos e recolhe as flores
Mas lavra ainda e planta o teu eirado
Que outros virão colher quando te fores.
Não te seja a velhice enfermidade!
Alimenta no espírito a saúde!
Luta contra as tibiezas da vontade!
Que a neve caia! o teu ardor não mude!
Mantém-te jovem, pouco importa a idade!
Tem cada idade a sua juventude."
- Bastos Tigre