ATTILA MATTOS
ATTILA MATTOS
Nascido em Niterói, Attila Pereira Gomes de Mattos Neto (63 anos) fez a opção por se estabelecer em Nova Friburgo. Apaixonado pelo município, ele é proprietário da tradicional Veterinária Mury, localizada no 8º distrito friburguense. Há 40 anos no mercado, Attila aborda em sua Coluna questões relacionadas a saúde animal e zoonoses. “Desejo que minha participação seja útil na manutenção da saúde dos animais que são nossos companheiros nessa viagem que fazemos na Terra através do universo. Desejo ser útil também na prevenção das doenças dos homens que são transmitidas pelos animais (zoonoses)”.

Por: ATTILA MATTOS

20/08/2023

10:45:16

DICO E SEU FIEL AMIGO KINHO

DICO E SEU FIEL AMIGO KINHO
Foi em 1959 que Dico fez seu alistamento para o serviço militar. Naquele momento talveznão soubesse que ali estava começando sua vida profissional. Nasceu em Santa Rosa, bairro de Niterói, e toda sua vida militar transcorreu no terceiro regimento de infantaria no Barreto. Ainda muito jovem, com 21 anos, conheceu Vânia, com 15 anos, com quem casou anos depois e conviveram por 45 anos. Eles nunca tiveram filhos mas, segundo seu relato, viveram como dois namorados todos aqueles anos. 

       Num passeio a  Friburgo, conheceram Galdinópolis, esse bairro na roça perto de Lumiar, que margeia o nosso lindo Rio Macaé. Os banhos de rio, a floresta, a convivência com o povo da terra, o sossego e a paz, tudo isso fez com que Dico e Vânia nunca mais se afastassem daquele lugar. Sendo assim, depois aposentados, mudaram definitivamente para aquela localidade e viveram ali belíssimos anos de suas vidas.

       Mas a vida tem razões que a própria razão desconhece e, num determinado momento, Vânia apresentou uma doença que, apesar de todos os tratamentos, levou ao seu falecimento. Nosso amigo Dico, então, sem a sua companheira, entrou em depressão. Aos poucos foi se recuperando com a ajuda de seu amigo canino de nome Rank. Mas a história não termina aqui porque Rank, seu amigo canino, ficou doente e também morreu . O quadro depressivo de Dico voltou, sendo que dessa vez teve que ficar internado 17 dias com quadro depressivo e herpes.

 

Passados os piores dias, Dico saiu em busca de outro amigo canino com as mesmas características de Rank e adquiriu o Kinho que é seu companheiro até hoje. Foi assim que conheci Dico, quando ele levou Kinho em minha clínica para ser vacinado e limpar os dentes.

      Hoje, com mais de 80 anos,  Dico pega seu quadriciclo, vai tomar banho de rio e fazer exercícios todos os dias de manhã. Além disso, faz seus artesanatos que vende ou troca por fraudas que doa para abrigos de idosos. Ele toca em diversos eventos visto que também é músico

     Dico está remontando sua vida, recolhendo retalhos de sua história, reunindo peças, instrumentos, recordações e música. Construiu um triciclo com características militares que encanta a todos onde quer que vá. Criou um pequeno palco puxado por automóvel que permite que ele estacione em qualquer lugar e toque suas canções. Sua casa é um verdadeiro museu com objetos feitos por ele durante toda a vida e os produzidos mais recentemente.

      Enfim, o homem se tornou uma verdadeira máquina de produção artesanal, artística e de fazer caridade. Representa o que se pode chamar de saúde moral e desenvolve o que se pode chamar de DEVER RETRIBUTIVO, quando se retribui na sociedade tudo que recebemos de Deus. Em todas as suas atividades Dico está sempre acompanhado de seu fiel amigo Kinho.

      Essa é mais uma história de como os animais são importantes na saúde mental do homem.

      Portanto, caros leitores, é preciso amar os animais com responsabilidade!!!

 

FRIWEB
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO

COLUNA SOCIAL

CHICO VELLOZO QUR SABER! - ENTREVISTA HENRIQUE FERNANDES
CHICO VELLOZO QUR SABER! - ENTREVISTA HENRIQUE FERNANDES
O restaurante Bicho Papão, uma tradicional referência gastronômica de Niterói, está passando por um processo de melhorias estéticas e funcionais visando atender sua...

COLUNA SOCIAL

CHICO VELLOZO QUER SABER! - ENTREVISTA O EMPRESÁRIO CLAUDIO PINTO
CHICO VELLOZO QUER SABER! - ENTREVISTA O EMPRESÁRIO CLAUDIO PINTO
Foram abordados assuntos diversos relacionados a enocultura com o proprietário do Empório do Bacco, uma famosa loja de vinhos friburguense.Uso do decanter, temperatura...