ATTILA MATTOS
ATTILA MATTOS
Nascido em Niterói, Attila Pereira Gomes de Mattos Neto (63 anos) fez a opção por se estabelecer em Nova Friburgo. Apaixonado pelo município, ele é proprietário da tradicional Veterinária Mury, localizada no 8º distrito friburguense. Há 40 anos no mercado, Attila aborda em sua Coluna questões relacionadas a saúde animal e zoonoses. “Desejo que minha participação seja útil na manutenção da saúde dos animais que são nossos companheiros nessa viagem que fazemos na Terra através do universo. Desejo ser útil também na prevenção das doenças dos homens que são transmitidas pelos animais (zoonoses)”.

Por: ATTILA MATTOS

20/03/2022

09:33:46

DICO E SEU FIEL AMIGO KINHO

DICO E SEU FIEL AMIGO KINHO
 Foi em 1959 que Dico fez seu alistamento para o serviço militar. Naquele momento talvez não soubesse que ali estava começando sua vida profissional. Nasceu em Santa Rosa, bairro de Niterói, e toda sua vida militar transcorreu no terceiro regimento de infantaria no Barreto, entre Niterói e São Gonçalo. Ainda muito jovem, com 21 anos, conheceu Vânia, com 15 anos, com quem casou anos depois e conviveram por 45 anos. Ele e a professora Vânia nunca tiveram filhos mas, segundo seu relato, viveram como dois namorados todos aqueles anos. 

       Num passeio à Friburgo, conheceram Galdinópolis, esse bairro na roça perto de Lumiar, que margeia o nosso lindo Rio Macaé. Os banhos de rio, a floresta, a convivência com o povo da terra, o sossego e a paz, tudo isso fez com que Dico e Vânia nunca mais se afastassem daquele lugar. Sendo assim, depois aposentados, mudaram definitivamente para Galdinópolis e viveram ali belíssimos anos de suas vidas.

       Mas a vida tem razões que a própria razão desconhece e, num determinado momento, Vânia apresentou uma doença que apesar de todos os tratamentos, levou ao seu falecimento. Nosso amigo Dico, sem a sua companheira, entrou em depressão. Aos poucos foi se recuperando com a ajuda de seu amigo canino de nome Rank. Mas a "estória" não termina aqui porque Rank, seu amigo canino, ficou doente e morreu também. O quadro depressivo de Dico voltou, sendo que dessa vez teve que ficar internado 17 dias com depressão e herpes. Passados os piores dias, Dico saiu em busca de outro amigo canino com as mesmas características de Rank e adquiriu o Kinho que é seu companheiro até hoje. Foi assim que conheci Dico, quando ele levou Kinho em minha clínica para ser vacinado e limpar os dentes.

      Hoje, com 80 anos,  Dico pega seu quadriciclo, vai tomar banho de rio e fazer exercícios todos os dias de manhã. Além disso, faz seus artesanatos que vende ou troca por fraudas que doa para abrigos de idosos. Além disso, toca em diversos eventos visto que também é músico. Além disso, Dico está remontando sua vida, recolhendo retalhos de sua estória, reunindo peças, instrumentos, recordações e música. Construiu um triciclo com características militares que encanta a todos onde quer que vá. Construiu um pequeno palco puxado por automóvel que permite que ele estacione em qualquer lugar e toque suas músicas. Sua casa é um verdadeiro museu com objetos feitos por ele durante toda a vida e os produzidos agora.

      Enfim, o homem se tornou uma verdadeira máquina de produção artesanal, artística e fazer caridade. Representa o que se pode chamar de SAÚDE MORAL e desenvolve o que se pode chamar de DEVER RETRIBUTIVO, quando se retribui na sociedade tudo que recebemos de Deus. Em todas as suas atividades Dico está sempre acompanhado de seu fiel amigo Kinho.

      Essa é mais uma história de como os animais são importantes na saúde mental do homem.

      Portanto, caros leitores, é preciso amar os animais com responsabilidade!!!

 

Friweb Agência Digital
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO

TURISMO

VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
A Rota Cervejeira do Rio de Janeiro vai ligar todos os produtores de cerveja da região, das micros as grandes cervejarias além dos brewpubs, oferecendo aos turistas e visitantes uma...

GERAL

VALE A PENA VER DE NOVO:  VÍDEO COMEMORATIVO REVISTA ÊXITO RIO 10 ANOS
VALE A PENA VER DE NOVO: VÍDEO COMEMORATIVO REVISTA ÊXITO RIO 10 ANOS
Uma história contada em vários capítulos e com muitos...