Por: ATTILA MATTOS
04/08/2024
12:08:44
SEU ANTÔNIO, SUA GATINHA E A ESPOROTRICOSE
Analisando este fato levantam-se duas observações:
- Não se pode definir um diagnóstico dessa gravidade sem comprovação
laboratorial.
- Não se pode decidir por um protocolo de eutanásia para um caso que não tem essa indicação.
A realidade é que a esporotricose é uma doença causada por fungo e que tem tratamento nos homens e nos animais. Outro fato é que hoje a esporotricose virou um mito e qualquer doença de pele que aparece em consultórios ou clínicas de profissionais despreparados é diagnosticada como esporitricose, virou moda.
Uma avaliação mais ampla é a de que na Medicina humana, Odontologia e Medicina veterinária surgiram as tais clínicas populares que na realidade tratam-se de ”portinhas” que são abertas sem a menor condição de funcionamento e que oferecem os mesmos serviços de clínicas bem estruturadas. Tais clínicas populares praticam preços bem menores e com isso atraem o público, mas o serviço que executam é, muitas vezes, de péssima qualidade. Na maioria das vezes quem atende são estagiários que ainda não estão prontos para o trabalho mas que são mão de obra barata para os empresários dessas espeluncas.
Em tais estabelecimentos os animais sofrem cirurgias no mesmo espaço em que outros estão internados fazendo defecações e espalhando bactérias e tudo mais no ambiente. Nesses locais os animais também são entregues aos proprietários logo após as cirurgias, ainda sob efeito de anestesia como se isso fosse um procedimento normal da medicina. Esperamos que o Conselho de Medicina veterinária tome providências para acabar com essa vergonha, assim como os Conselhos de Medicina humana e Odontologia.
A gatinha de seu Antônio não tinha esporotricose, está curada da dermatite simples que apresentava e nosso amigo não teve que sacrificar sua companheira felina.
ENFIM, É PRECISO AMAR OS ANIMAIS COM RESPONSABILIDADE!!!