CHICO VELLOZO
CHICO VELLOZO
O botafoguense e torcedor da Portela, Chico Vellozo é formado em erros e acertos da vida e um grande observador do cotidiano. exitodias2@gmail.com

Por: CHICO VELLOZO

06/12/2021

16:14:56

AMOR POR QUÊ?

AMOR POR QUÊ?
Qual é o segredo da vida? Quando a gente nasce, na maioria das vezes, o primeiro som que emitimos é através do choro. Nesse momento temos o impacto do contato inicial com nossa existência. Deixamos para trás um ambiente confortável e com toda segurança, para enfrentar os desafios impostos pela vida. Cada vez mais distantes do útero materno vamos, paulatinamente,  superando obstáculos para “vencer na vida”. A confortável situação do período de gestação é substituída por um torvelinho.

Ninguém pediu pra nascer, essa é uma verdade absoluta. Seguir em frente, convivendo com todas as transformações impostas pelo metabolismo até chegar a fase adulta exige muito de nós. Nesse caminho, as vezes tortuoso, nos deparamos com escolhas que nos ensinam verdadeiramente a viver. As amizades da infância, a primeira namorada – que para alguns torna-se a/o definitiva/o companheira/o – a opção pela profissão,  que pode sofrer alterações , a constituição, ou não, de uma família, e a constante busca pela felicidade são fatos recorrentes na biografia de todos.

E o que o amor tem haver com isso tudo? Acredito que, até para os mais insensíveis, o amor é a força maior. É um sentimento incomensurável e superior.  Amor é diferente de paixão, que é ardente e tem prazo de validade. Está acima do sexo, da amizade...enfim, na minha opinião, é o melhor dos sentimentos. Não precisa ser intenso, mas sim constante e verdadeiro. Amor é o que sinto pela minha mulher - “minha companheira de sofrimentos” (risos) - meus filhos, minha família em geral e amigos. Quero registrar outra afinidade extrema que é o meu Fogão. O Botafogo talvez contradiga o que mencionei antes, é uma paixão sem data de validade, na verdade é um sentimento inexplicável. A Portela, que entrou tarde em minha vida, é outro fenômeno. Nunca fui ligado em escolas de samba, mas na minha adolescência assisti na Candelária um desfile e me apaixonei pelo Império Serrano, que foi campeão naquele ano de 1972. Depois, pelo fato de adorar Niterói e ir a alguns ensaios da escola, passei a torcer pela Viradouro. Depois de muito tempo, já numa idade madura, encontrei na Portela a minha atual identidade com o samba. Contestado pela minha “companheira de sofrimentos” pelo tardio encanto, esclareci: se levei tanto tempo na vida pra te encontrar, depois de inúmeros relacionamentos, e hoje você é o amor da minha vida, com a Portela aconteceu a mesma coisa, uma escolha madura e acertada!

Amor por quê? Esse sentimento tão nobre é abrangente, mas não inconsequente. O amor não foge a razão, é um sentimento consciente forte, duradouro e consistente. Sem ele, acredito, tudo se torna frio e racional. “O amor tem razões que a própria razão desconhece”, talvez, pela intensidade, essa frase possa ser atribuída a paixão, mas o amor é capaz de operar mudanças tão significativas que deixamos de lado muitas coisas para seguir os rumos do coração.  Amor é tudo. Vamos amar, talvez seja esse o segredo da vida!

ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO

TURISMO

VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
A Rota Cervejeira do Rio de Janeiro vai ligar todos os produtores de cerveja da região, das micros as grandes cervejarias além dos brewpubs, oferecendo aos turistas e visitantes uma...

GERAL

VALE A PENA VER DE NOVO:  VÍDEO COMEMORATIVO REVISTA ÊXITO RIO 10 ANOS
VALE A PENA VER DE NOVO: VÍDEO COMEMORATIVO REVISTA ÊXITO RIO 10 ANOS
Uma história contada em vários capítulos e com muitos...