Por: AYRTON DIAS

29/12/2021

09:23:08

EM NOVA FRIBURGO O VINHO DA “TERRAS FRIAS”

Produzido a partir da mais ancestral das uvas, vinícola friburguense já obtém grande destaque no mercado.
EM NOVA FRIBURGO O VINHO DA “TERRAS FRIAS”
Com esmerada produção, que atende a padrões ideais de sustentabilidade, os vinhos produzidos pela vinícola Terras Frias já chegaram ao mercado. Com garrafas importadas do Chile, rolhas de cortiça personalizadas produzidas em Portugal e cera de fechamento adquirida na França, os Vinhos Terras Frias contam com que há de melhor na enocultura. Fotos: Acervo pessoal André Guedes.

Segundo o empresário André Guedes, um mestre queijeiro com formação internacional e idealizador do projeto, o fato de empreender em viticultura em Nova Friburgo não foi nenhuma aventura: “Tive uma intensa experiência com queijos e essa vivência foi cada vez mais me aproximando dos vinhos. Tornei-me um dedicado enófilo que buscou conhecimento na área da viticultura. Em minhas pesquisas fui descobrindo que o terroir da região da estrada Tere-Fri (RJ 130) é muito favorável a produção de uvas viníferas. A partir daí, transformei meu sonho em propósito, envolvi toda minha família no projeto e já estamos colhendo bons resultados.”


Família reunida em dia de prensagem: De baixo para cima: Mylena Guedes (assessora de comunicação), Arthur Ribeiro (agrônomo responsável), Nayara Guedes (engenheira de produção com especialização em Segurança de Alimentos - responsável técnica) e André Guedes

O início de todo processo foi em 2017 e a primeira safra, com 3500 garrafas, ocorreu em 2021. Na vinícola Terras Frias, antigo nome atribuído a região onde está localizada a empresa, são produzidos vinhos tintos e rosés a partir – primordialmente - da ancestral uva cabernet franc. Para o agrônomo Arthur Ribeiro, genro de André Ribeiro, a explicação para isso é o fato de, além de ser maravilhosa, foi a uva que melhor se adaptou ao terroir da região, assim como a técnica utilizada por eles para o plantio. Vinhos produzidos através de outras espécies vitis viníferas, como pinot noir, por exemplo, também estão sendo comercializados pela empresa que conta com a consultoria do enólogo Vagner Marchi, que é filho de viticultor em São Marcos no Rio Grande do Sul e tem especialização e mestrado em Montpellier na França e vivência profissional nos E.U.A e Austrália. Vagner foi especialmente contratado pela empresa para possibilitar o aprimoramento máximo do padrão de qualidade dos vinhos da Terras Frias.

A vinícola Terras Frias tem foco na sustentabilidade. Toda energia da empresa é gerada através da captação por meio de placas solares, e a área construída (240 metros) conta com telhados que possibilitam o aproveitamento da água da chuva para diversas finalidades.

André promete muitos desdobramentos. Por exemplo: serão produzidos queijos próprios com “afinação” (maturação sob medida) muito especial para harmonizar com os vinhos Terras Frias e também está prevista a criação de uma linha de sucos de uva com o rótulo da empresa. As visitas guiadas estão previstas para um futuro próximo, mas por enquanto apenas um grupo  limitado de convidados que fizeram a pré-compra teve esse privilégio. Em breve,  pequenos eventos estarão na pauta de realizações da empresa.


Técnicas especiais de plantio com "poda invertida" possibilitam o aproveitamento ideal do terroir da região e resultam em excelentes colheitas 

A segunda - e ansiosamente esperada – safra está prevista para ser comercializada no segundo semestre de 2022. Os vinhos friburguenses têm uma distribuição bastante limitada, restringindo-se basicamente a venda direta, pois as safras são de produção limitada e a procura enorme. Saúde!

SERVIÇO

WHATSAPP - 22 98106-9793

INSTAGRAM: VINICOLATERRASFRIAS

ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO

TURISMO

VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
A Rota Cervejeira do Rio de Janeiro vai ligar todos os produtores de cerveja da região, das micros as grandes cervejarias além dos brewpubs, oferecendo aos turistas e visitantes uma...

GERAL

VALE A PENA VER DE NOVO:  VÍDEO COMEMORATIVO REVISTA ÊXITO RIO 10 ANOS
VALE A PENA VER DE NOVO: VÍDEO COMEMORATIVO REVISTA ÊXITO RIO 10 ANOS
Uma história contada em vários capítulos e com muitos...