Por: CARLOS CARESTIATO
09/06/2024
07:39:13
O QUE QUEREMOS DA VIDA?
DISCIPLINA vem com bons hábitos que criamos para facilitar o acesso as conquistas. Isso é, criar um bom padrão diário de comportamento que regularmente se torna quase involuntário ajudando a nos aproximar do que queremos.
FOCO - Nosso cérebro constrói uma rede de caminhos e incorpora vários conjuntos de experiências facilitando a atenção daquilo que queremos. Poderá ser para comprar um determinado modelo de carro. Antes de nos interessarmos por tal veículo, não tínhamos consciência da grande quantidade desse modelo de carro andando pelas ruas, porém, no momento da escolha, colocamos o nosso cérebro em alerta para encontrá-lo e aí, tudo muda, a todo instante vemos aquele modelo que queremos. O escritor Nicolas G. Carr também dá um exemplo do que ele chama de “leitura profunda”, ao qual exige que o leitor se concentre constantemente e mergulhe em um só assunto, em vez de ficar pulando de um tema a outro, buscando assuntos desconexos trazendo improdutividade e dispersão
AUTODETERMINAÇÃO - Decidir livremente, sem influência desse ou aquela pessoa sobre o que e como quer. Assumir uma posição de independência frente as futuras possibilidades. Ser capaz de seguir de forma autoral o caminho traçado.
PREPARO EMOCIONAL- Reconhecer as emoções que estão sempre conosco, como oportunidade de se conhecer. Ter empatia e aceitar os sentimentos dos outros que deseja conquistar o que também queremos.
TEMPO - A “Oração ao Tempo” de Caetano Veloso diz assim: compositor de destinos, tambor de todos os ritmos... De modo que o meu espirito ganhe um brilho definido, tempo, tempo, tempo...
O brilho definido citado na música, acredito ser o amadurecimento que vem com os anos de nossas vidas que nos fazem aprender a esperar, a evitar a precipitação e a ter equilíbrio nas ações, ajudando nas nossas conquistas, trazendo o “É POSSÍVEL” mais para perto de nós.
“É comum perder-se o bom por querer o melhor.”
- Willian Shakespeare