Por: AYRTON DIAS

22/11/2021

08:37:37

NOVA FRIBURGO - VOCAÇÃO NATURAL PARA O TURISMO

É essencial priorizar esse importante setor econômico
NOVA FRIBURGO - VOCAÇÃO NATURAL PARA O TURISMO
Saúde, educação, segurança, mobilidade urbana, infraestrutura etc, são atribuições básicas em qualquer âmbito de governo e a gestão pública deve ter em suas atribuições o compromisso de sanear problemas que envolvem essas questões. Entretanto, é anacrônico não tratar o Turismo como essencial dentro do processo administrativo.

  Em função de sua extensa cadeia produtiva esse setor possibilita o desenvolvimento econômico e social, gerando emprego e renda para a população.  E, quando operada  de maneira sustentável,  essa poderosa indústria contribui para a felicidade não só de turistas e visitantes, como também das comunidades dos destinos turísticos. 

Com enorme potencial transformador esse próspero setor vem sendo preponderante em âmbito mundial, assumindo até o protagonismo na economia de alguns países. O setor do turismo não é uma questão básica e sim essencial, e é muito importante que realmente haja uma soma de esforços para que, através da relação público/privada proativa, ocorram avanços significativos. É necessário o entendimento da relevância dessa questão para o desenvolvimento econômico e social.  Em Nova Friburgo, infelizmente, não percebe-se ainda uma vontade política preponderante para a estruturação  do turismo no município. 

Produzimos esta matéria na intenção de, na medida do possível, sensibilizar o poder público municipal em relação a a importância de uma das nossas principais vocações. Precisamos potencializar de maneira organizada nosso setor  turístico, principalmente no atual momento de recuperação econômica.



"O turismo é mais do que fundamental, visto que Nova Friburgo se destaca no estado do RJ como a cidade  híbrida que de forma muito charmosa reúne atrativos naturais, gastronômicos e industriais."Jorge Bräuniger Restaurante Bräun&Bräun e MuryShopping) - Foto: Êxito Rio


"É de Importância vital. O turismo é a mola propulsora de toda cidade. E se a cidade tiver uma vocação natural para o turismo como Friburgo tem, temos que ter um turismo forte e participativo. Adriano e Leandro Pinto ( Restaurante Truta & Boa Cia)- Foto: Êxito Rio


"O turismo tem um papel importantíssimo para o desenvolvimento econômico e social de Nova Friburgo, tendo em vista a diversidade de atrativos existentes na cidade e as diversas oportunidades . Nesse momento de Pandemia onde várias empresas fecharam as suas portas sem grandes oportunidades, e com o retorno do turismo muitas empresas renasceram e atualmente estamos em um momento de muitas oportunidades." - Zaiane Fernandes Marcello,  Guia de Turismo e empresária


"O Polo Gastronômico e Cervejeiro de Nova Friburgo é um movimento associativo que visa reunir restaurantes tradicionais e novos estabelecimentos ligados a gastronomia, hotelaria, eventos e outros com o objetivo primordial de fomentar o turismo do município. 

Temos como objetivo trabalhar na divulgação das atividades gastronômicas e culturais de Nova Friburgo, criar ações e um calendário de eventos e festivais ligados a gastronomia e ao segmento cervejeiro. 

Nova Friburgo reúne gastronomia, paisagens naturais, ecoturismo, clima ameno, atrativos culturais e mais uma infinidade de pontos incríveis que a tornam um município ideal para visitar e conhecer. 

O turismo é extremamente importante para a economia de Nova Friburgo, já que é um setor que gera empregos direta e indiretamente. Ele conta com o efeito multiplicador, que agrega diversas áreas para o seu desenvolvimento, como equipamentos, serviços e infraestrutura, intrinsecamente associados à atividade, assim como a criação de novos negócios e aumento da produção de bens e serviços." - Flavio Stern, Presidente do Polo Gastronômico e Cervejeiro de Nova Friburgo


“A pandemia teve um forte impacto no setor que vinha com a esperança de que a partir de 2020, teria muito trabalho e conquistas. Mas tudo mudou rápido e de forma muito contundente, porém a atividade turística  ficou latente e plantando sementes para um período à frente. Muitas pessoas perderam seus empregos, empreendimentos fecharam, mas em contra partida começaram a nascer novos empreendimentos na alimentação fora do lar, fazendas e sítios começaram a receber, o turismo de compra está voltando aos poucos, a economia criativa e a cultura também se movimentaram e estamos reconquistando os espaços.

O Turismo é um setor que tem muito a contribuir com a cidade, sua atuação muitas das vezes de forma transversal em outros segmentos  possui a capacidade de agregar novos empreendimentos e atores de forma rápida e dividir bons resultados. Hoje temos um grande conhecimento para atender a todos de forma correta. E estamos recebendo muitos turistas neste novo natural.

Se conseguirmos fazer uma politica de estado, estruturante e com ações profissionais, o setor com certeza trará frutos para os que acreditarem. Gerando postos de trabalho, criando renda e desenvolvendo novas competências. Basta dizer que temos uma media de 4 em 10 postos de trabalho que são  ligados direta ou indiretamente ao Turismo, se trabalharmos com competência, união e sabedoria podemos aumentar este percentual e ajudar muito na saída da pandemia.

Quando o setor de turismo funciona bem ele deixa um legado nos municípios: São novos recursos chegando e  movimentando toda a cadeia econômica local, a geração de postos de trabalho, aumentando a  arrecadação de  impostos. Todos ganham e assim se inicia um ciclo de prosperidade. 

Outra parte boa é que o Turismo é alegre, para frente, propositivo, eleva a autoestima e gera aquela sensação de felicidade que tanto precisamos para nossa saúde neste momento. Uma atividade de pessoas, de afeto, de descobertas, de carinho, ato de receber bem e encantar.

O Turismo  tem uma força grande e já vinha caminhando para se consolidar como um segmento  que crescerá no período que chega.  Estamos esperançosos que com o abrandamento da pandemia e com as pessoas tendo segurança de viajar, o Turismo será uma grande oportunidade na retomada da atividade econômica. Porém precisamos ter planejamento, atenção, investimento, capacitação e principalmente  união do trade e dos moradores.

Estamos trabalhando forte na divulgação de forma regional com as demais cidades da serra verde imperial, criando divulgações nas rodovias de acesso, investindo nas redes sociais, participando de feiras especializadas, sensibilizando os atores, fazendo ações com as cidades emissoras dentro do Turismo de proximidade, dentre outras estratégias de conquistar o turista neste novo cenário que estamos vivendo.

Quando a liberação dos grandes eventos geradores de fluxo turístico começar,  o impulso será bastante significativo devido à demanda reprimida que leva a uma busca por boas atrações e novidades. Os eventos elevam a ocupação hoteleira, impactam na gastronomia e em aproximadamente mais 50 segmentos empresariais da cidade. E nova Friburgo tem bons eventos em seu calendário.

Nova Friburgo tem um grande trunfo no Turismo neste novo contexto e precisamos usar com maestria a arte de saber receber e conquistar a todos que aqui chegarem. Assim o Turismo deixará um legado social e econômico ajudando na construção de um mundo novo. “ - Edson Almeida – Biá, Presidente do  Nova Friburgo Convention  & Visitors Bureau  


Friweb Agência Digital
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO

TURISMO

VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
A Rota Cervejeira do Rio de Janeiro vai ligar todos os produtores de cerveja da região, das micros as grandes cervejarias além dos brewpubs, oferecendo aos turistas e visitantes uma...

TURISMO

VALE A PENA VER DE NOVO:  BIRDWATCHING - OBSERVAÇÃO DE AVES
VALE A PENA VER DE NOVO: BIRDWATCHING - OBSERVAÇÃO DE AVES
A Observação de Aves (Birdwatching) estimula uma harmoniosa relação com o meio ambiente estimulando uma sutil interação com o local visitado. O observador de...