Por: NILO JUNIOR./LEANDRO BERTHOLINE - ASCOM SETUR/TURISRIO

29/05/2025

17:10:12

GOVERNO DO ESTADO ATRAI OS HOLOFOTES DA CHINA PARA O TURISMO DO RIO E PREPARA RECEPÇÃO DE JORNALISTAS E INFLUENCIADORES

Secretaria de Estado de Turismo participa pela primeira vez da ITB China e articula ação inédita em parceria com o governo chinês e a Embratur
GOVERNO DO ESTADO ATRAI OS HOLOFOTES DA CHINA PARA O TURISMO DO RIO E PREPARA RECEPÇÃO DE JORNALISTAS E INFLUENCIADORES
O Rio de Janeiro deu um passo importante na consolidação do turismo fluminense no mercado asiático. A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) esteve presente pela primeira vez na ITB China, em Xangai, maior feira de turismo da Ásia. A principal novidade anunciada durante o evento foi a articulação de uma ação inédita: em setembro, o estado receberá um grupo de jornalistas e influenciadores chineses para conhecer de perto os atrativos turísticos fluminenses. A iniciativa é resultado de uma articulação entre Embratur, o governo chinês e a Setur-RJ - O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, participou do evento na China. – Crédito: Ascom Setur-RJ

  • Estamos promovendo o Rio de Janeiro como destino global, preparado para receber cada vez mais visitantes da China e de toda a Ásia. A conexão entre nossos países precisa ser fortalecida não só por rotas aéreas, mas também por experiências e relações duradouras. Esse é o nosso foco aqui: abrir portas, gerar oportunidades e mostrar que o Rio está pronto - afirmou o governador Cláudio Castro.

Além da agenda com representantes da imprensa e do trade turístico, a Setur-RJ promoveu encontros com operadores, companhias aéreas e investidores, com o objetivo de ampliar a presença do Rio no mercado asiático, atrair novos voos, parcerias e visitantes.

Uma pesquisa apresentada durante a feira apontou o Rio de Janeiro entre os 10 destinos mais buscados pelo mercado asiático para o verão de 2025 (junho a setembro).

  • Nosso estado tem se posicionado de forma estratégica nos mercados internacionais e a Ásia é parte fundamental desse processo. O Rio foi a única cidade das Américas a figurar nesta pesquisa. Temos a oportunidade de promover o estado como porta de entrada do Brasil e da América do Sul para o turista asiático. A ação com jornalistas e influenciadores da China vai nos dar visibilidade e credibilidade junto a um público que busca experiências autênticas. É assim que consolidamos o turismo como vetor de desenvolvimento para todas as regiões do estado - declarou o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca.

Turismo chinês em alta no Rio de Janeiro

O número de turistas chineses no estado segue em crescimento. De janeiro a abril de 2025, 3.533 visitantes da China desembarcaram no Rio — aumento de quase 40% em relação ao mesmo período de 2024. No ano passado, o total de turistas chineses foi de 9.186. Os dados reforçam a relevância da presença do estado em feiras internacionais para acelerar esse ritmo e ampliar a participação do Rio no fluxo turístico global. No caso específico do 

A presença do Rio de Janeiro na ITB China reforça a estratégia de promover o estado como porta de entrada do Brasil e da América do Sul para o turista asiático.

FRIWEB
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO - 23 ANOS

COLUNA SOCIAL

CHICO VELLOZO QUER SABER! – RESTAURANTE TOKA DO SIRI / NOVA FRIBURGO
CHICO VELLOZO QUER SABER! – RESTAURANTE TOKA DO SIRI / NOVA FRIBURGO
Um dos mais tradicionais espaços gastronômicos da cidade está de volta. Após uma pausa, o estabelecimento - especializados em peixes e frutos do mar – está em...

COLUNA SOCIAL

TURISTANDO COM ÊXITO! – PICO DA CALEDÔNIA / NOVA FRIBURGO
TURISTANDO COM ÊXITO! – PICO DA CALEDÔNIA / NOVA FRIBURGO
Com seus 2257 metros de altitude, um dos picos culminantes da serra do mar, o Pico da Caledônia, vem se destacando como um dos principais atrativos naturais do município. Estivemos...