Por: VICTOR MAYRINK - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
16/04/2025
15:41:34
PARAÍSOS BRASILEIROS: CINCO DESTINOS PARA EXPLORAR ILHAS NO BRASIL

Um levantamento da plataforma Booking.com apontou os cinco destinos insulares mais indicados por brasileiros. Os dados levaram em consideração os destinos mais buscados e bem avaliados por usuários.
1. Paraty (Rio de Janeiro)
Situada na Costa Verde fluminense, Paraty encanta com seu centro histórico preservado e atmosfera colonial. Embora seja uma cidade continental, funciona como um ponto de partida estratégico para explorar dezenas de ilhas próximas na Baía de Paraty, como a Ilha Comprida e a Ilha da Cotia, acessíveis por passeios de barco que revelam a beleza da região.
2. Ubatuba (São Paulo)
Localizada entre a exuberante Mata Atlântica e o mar, Ubatuba é um tesouro no litoral norte paulista. Com mais de 100 praias e diversas ilhas, oferece desde recantos de águas calmas ideais para famílias até trilhas imersas na natureza. A partir da cidade, é possível visitar refúgios como a famosa Ilha das Couves e a histórica Ilha Anchieta, que hoje é um parque estadual.
3. Abraão (Ilha Grande, Rio de Janeiro)
A Vila do Abraão é o coração pulsante de Ilha Grande, um paraíso de biodiversidade na costa do Rio de Janeiro. Principal ponto de acesso à ilha, Abraão serve de base para explorar praias selvagens, trilhas densas e águas cristalinas. É um dos redutos mais preservados do litoral fluminense, ideal para ecoturismo. Passeios levam a locais como a Ilha de Jorge Grego, excelente para mergulho, e as pequenas ilhas de Cataguases.
4. Angra dos Reis (Rio de Janeiro)
Com um vasto arquipélago de mais de 360 ilhas, Angra dos Reis é sinônimo de beleza natural no Rio de Janeiro. O destino atrai tanto quem busca a badalação de ilhas com ótima estrutura quanto aqueles que preferem a tranquilidade de refúgios quase intocados. Entre as mais conhecidas para visitar estão a Ilha da Gipóia e as icônicas Ilhas Botinas.
5. Morro de São Paulo (Bahia)
Situado no norte da Ilha de Tinharé, Morro de São Paulo é um vilarejo vibrante acessível apenas por via marítima ou aérea. Famoso por suas praias numeradas e atmosfera descontraída, sem carros circulando na área principal, é cercado por pequenas ilhotas e paisagens de tirar o fôlego. Ideal para quem busca combinar agito com contato intenso com a natureza. Relaxe na pequena Ilha da Saudade ou embarque no passeio "Volta à Ilha" para conhecer outras belezas do arquipélago, incluindo paradas em Boipeba.
Conheça também
Além das sugestões do levantamento, o Brasil reserva outros destinos insulares que merecem estar no seu radar:
Ilha do Amor (Alter do Chão, Pará): Uma espetacular praia fluvial que emerge majestosamente durante a vazante do Rio Tapajós (geralmente de agosto a janeiro/fevereiro). Formada por bancos de areia branca finíssima, cria um cenário caribenho em plena Amazônia. A vila oferece ótima infraestrutura, sendo ideal para apreciar paisagens fluviais únicas, a gastronomia local e passeios pela natureza amazônica.
Ilha do Bananal (Tocantins/Mato Grosso): Considerada a maior ilha fluvial do mundo, fica no Rio Araguaia. É um santuário ecológico na transição entre Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônica, além de abrigar parques nacionais e terras indígenas (Karajá e Javaé). Um destino fascinante para ecoturismo e turismo de aventura, focado na observação da rica biodiversidade.
Ilha de São Francisco do Sul (Santa Catarina): Embora conectada ao continente, esta ilha abriga a histórica cidade de São Francisco do Sul, a terceira mais antiga do Brasil. Oferece uma combinação encantadora de centro histórico bem preservado, boas pousadas e restaurantes, e praias variadas como a Praia da Enseada, a Prainha (popular para surfe) e Ubatuba. Ideal para quem busca unir praia, história e cultura com boa estrutura e um ritmo mais sossegado.
TURISMO

MERGULHE DE VEZ NESSA CULTURA E CONHEÇA OS (...)
SAÚDE

PESQUISA MOSTRA INFLUÊNCIA DE EVENTOS (...)
GERAL

SAIBA MAIS SOBRE O SIMBOLISMO DA SEXTA-FEIRA (...)
TURISMO

COM 744 MIL TURISTAS ESTRANGEIROS NO 1º (...)
EVENTOS

EVENTOS ESPORTIVOS MOVIMENTAM CABO FRIO E (...)
CIDADES
