Por: CARLOS CARESTIATO
12/02/2024
08:09:43
RESILIÊNCIA
Parece que nada as abalam; sim, elas são diferentes em alguns aspectos: usam ou acionam a sua força interior para se recuperarem das adversidades, elas esperam sempre que as coisas terminem bem ou de uma forma que elas saibam lidar ou entender, criam emoções positivas em época de crise, elas aprendem continuamente com as experiências da vida ou seja, poucas coisas as decepcionam.
No protocolo nº 100 das OMS (Organização Mundial da Saúde), diz que qualidade de vida é um resultado ligado as ações de promoção da saúde comcertos conceitos de que a qualidade de vida envolve: questões biológicas, psicológicas, ambientais, funcionais e espirituais. Segundo Dr. Sérgio Felipe de Oliveira, pesquisador e neurocientista, a qualidade de vida tem como
eixo axial as questões espirituais, e é daí que tem a expressão força do espírito, de ter entusiasmo de querer vencer os desafios e obstáculos que surgirem. Vale lembrar que entusiasmo vem do grego e significa “sopro divino” e ainda o “Deus
que habita dentro de nós” que tem a ver com a garra a disposição que despertam em nós a força do espírito, quando temos objetivos ou algo a conquistar. A RESILIÊNCIA está relacionada ao estímulo de um indivíduo a superar obstáculos e conseguir agir de maneira ponderada em situações de estresse e mudanças repentinas ou que se prolonguem.
Ajuda a ter resiliência: Cultivar o otimismo sempre que possível, isso trará boas emoções e pensamentos correlatos.
Procure também buscar um sentido para a sua vida, isso poderá fazer toda a diferença.
Pense que muitos precisam do que você tem em abundância, não estou falando de dinheiro. Pode ser tempo, atenção, calma em ajudar, empatia e muitas outras coisas.