Por: ROMA COMUNICAÇÃO COMUNICAÇÃO 360º, IMPRENSA E BRANDING
19/03/2025
11:26:22
MODELO VIVO

A exposição, que mistura instalação e performance, consiste nos artistas, trajados como seguranças patrimoniais, que desempenham simultaneamente suas funções de vigilância e, ao mesmo tempo, o papel de modelos vivos. O espaço expositivo é transformado em um ateliê de arte completo com cavaletes, bancos e materiais de desenho à disposição do público. Durante o período da exposição, os visitantes têm a oportunidade de participar de aulas de desenho, produzindo obras que poderão permanecer dentro da mostra, contribuindo para a transformação do ambiente. Os visitantes poderão desenhar, aprender e debater questões fundamentais, como os modelos de representação na arte e as relações sociais que sustentam o funcionamento das instituições culturais.
A mostra brinca com os processos de criação no mundo da arte ao tornar o ambiente expositivo mutável, quase “borrando” as delimitações presentes nas artes visuais, de modo que o espaço expositivo, que geralmente culmina em divulgar o fim do processo da criação artística, ganha traços de um ateliê, que é onde originalmente surge o processo inicial criativo.
Já os seguranças também ganham uma dupla função: ora performam “cuidando” das obras expostas, como também servem de modelos vivos para o público. Por fim, o próprio público, que costuma ser um mero observador, também ganha protagonismo nesta exposição. Este passa a ser responsável pela criação dos desenhos que serão expostos nas paredes da galeria ao longo da temporada do projeto. Dessa maneira, a exposição para existir, necessita principalmente da veia criativa do público que, ao criar a sua obra se vê, simultaneamente exposto numa galeria de arte.
”A exposição Modelo Vivo desafia a representação clássica do modelo vivo, deslocando o foco para os trabalhadores que sustentam as instituições culturais. Em um campo historicamente dominado por figuras idealizadas de matriz ocidental europeia, a performance valoriza o protagonismo dos seguranças patrimoniais, promovendo um debate crítico sobre questões de classe, raça e representatividade na história da arte”, declaram Amador e Jr.
Trabalho Remoto / Foto: Rafael Salim
Programação e Acessibilidade
A exposição conta com 12 sessões performáticas, realizadas semanalmente, com duração de 8 horas cada. Durante as performances, professores de arte serão convidados a ministrar aulas públicas de desenho de modelo vivo, com duas horas de duração. Para promover inclusão e acessibilidade, duas dessas aulas contarão com interpretação em LIBRAS. Projetos sociais e instituições públicas também participarão da iniciativa, com transporte e alimentação oferecidos pelo projeto. Jovens, crianças e adultos terão a oportunidade de vivenciar a experiência artística, promovendo integração e aprendizado.
Serviço: Exposição Modelo Vivo
Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda.
Curadoria: João Paulo Ovídio.
Sesc Niterói: Rua Padre Anchieta, 56. São Domingos. Niterói. RJ.
Abertura: dia 22 de março, sábado, às 14h
Exposição de 22 de março a 21 de junho de 2025.
Funcionamento:de terça a sábado, das 10h às 17h
Classificação indicativa: livre
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Assessoria de Imprensa do Sesc RJ: imprensa@sescrio.org.br, (21) 3138-1235 ou 3180-5236
Fale com a gente: (21) 4020-2101 de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, exceto em feriados nacionais.
E-mail: falecomagente@sescrio.org.br
CIDADES

FORÇA-TAREFA INTEGRADA DA PREFEITURA DE (...)
CIDADES

III FESTIVAL INTERNACIONAL DE CHORO DE (...)
CIDADES

NITERÓI É SINÔNIMO DE DIVERSÃO E OFERECE (...)
CIDADES

ESPETÁCULO DA PAIXÃO DE CRISTO EMOCIONA (...)
CIDADES

TEMPORADA DOS TRANSATLÂNTICOS 2024/2025 EM (...)
CIDADES
