Por: FÁBIO MARQUES - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO MINISTÉRIO DO TURISMO
21/01/2025
16:40:21
FITUR 2025: COM TURISMO EM ALTA, BRASIL SERÁ O GRANDE PROTAGONISTA DA FEIRA, LEVANDO AÇÕES E PROMOÇÃO TURÍSTICA AOS VISITANTES
"Neste ano importante para o Brasil, quando seremos sede do BRICS e da COP30, iniciamos com uma excelente oportunidade de apresentar ao mundo a força do Brasil como destino turístico internacional e também atrair investimentos estratégicos para o setor no país", ressalta o ministro do Turismo, Celso Sabino.
A diversidade brasileira, com seis biomas, 23 patrimônios reconhecidos pela UNESCO, a rica gastronomia, além das centenas de belezas naturais espalhadas de Norte a Sul, serão o centro das atenções. Em um espaço de 308 m², o estande brasileiro abrigará 37 coexpositores, de diferentes estados, que levarão ao público os encantos e oportunidades do turismo nacional.
O evento também será uma oportunidade de consolidar a imagem brasileira como uma das economias mais dinâmicas do mundo e o segundo destino mais procurado para investimentos estrangeiros diretos. "Desde 2023, sob a liderança do presidente Lula, temos demonstrado resiliência e compromisso com responsabilidade econômica, social e ambiental. O Brasil está em um excelente momento para o turismo", completou o ministro.
AGENDA - O Brasil terá uma programação intensa na FITUR. No primeiro dia do evento, na quarta-feira (22.01), será realizada a abertura oficial, com visitação aos estandes, com previsão da participação do Rei da Espanha, Felipe VI, que deverá passar pelo espaço brasileiro.
Já na quinta-feira (23.01), entre os destaques está o lançamento do Guia “Tourism Doing Business: Investindo no Brasil”, que apresenta oportunidades de investimento no país. Na mesma data, o ministro do Turismo, Celso Sabino, toma posse na presidência do Conselho Executivo da ONU Turismo. Ainda no mesmo dia, será realizado o Seminário de Investimento Turístico na América Latina e Caribe.
No penúltimo dia do evento (24.01), o estande Brasil será palco para atendimentos bilaterais com diferentes países, em busca de novas oportunidades para promoção turística nacional.
SUSTENTABILIDADE - O compromisso com a sustentabilidade, também será a marca do Brasil na FITUR, promovendo práticas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Considerando o turismo como um motor de inclusão e progresso sustentável, o país irá reforçar a sua marca sobre o tema, em especial no ano que a COP30 será realizada em Belém, no Pará, porta de entrada para Floresta Amazônica.