Por: PREFEITURA DE PETRÓPOLIS
19/01/2025
08:23:10
NOVO EDITAL DE CONCESSÃO DA BR-040 NO TRECHO ENTRE RIO DE JANEIRO E MINAS GERAIS É APROVADO PELA ANTT: NOVA SUBIDA DA SERRA SERÁ CONTEMPLADA NO PROJETO
Ainda de acordo com a ANTT, o edital será publicado na edição de segunda-feira (20/1) do Diário Oficial da União e estará disponível, juntamente com seus anexos, na seção de Novos Projetos de Concessão de Rodovias (BR-040/495/MG/RJ (JF-RIO)) no portal da ANTT.
O projeto prevê solucionar o trânsito na Subida da Serra de Petrópolis com a ampliação da capacidade da rodovia, incluindo uma faixa adicional entre o km 80 (interseção de Duarte da Silveira) e o km 102 (praça de pedágio de Xerém), resultando em três faixas de tráfego por sentido. Também está prevista a finalização de três túneis, incluindo um com 4,618 km de extensão, cujas obras já foram iniciadas. As intervenções incluem a desobstrução, o reforço estrutural e a estabilização do túnel em construção até o final do segundo ano de concessão, abrangendo sondagens, estudos e dimensionamentos técnicos necessários, além da manutenção e operação da pista de subida.
Ainda de acordo com o edital, após a liberação da nova pista de descida, a concessionária será responsável pela recuperação completa do pavimento rígido da atual pista de subida. As obras referentes à Nova Subida da Serra serão concluídas integralmente até o sexto ano de concessão, com algumas intervenções sendo finalizadas já no quinto ano de contrato.
Sobre o leilão
Conforme divulgado pela ANTT, o critério do leilão será o maior desconto sobre a tarifa de pedágio, assegurando o cumprimento dos compromissos firmados em contrato com o menor custo para o cidadão.
O projeto de concessão abrange os seguintes trechos:
• Rodovia BR-040/MG: Do entroncamento com a antiga União e Indústria (bairro Triunfo), em Minas Gerais, até a divisa com o Rio de Janeiro.
• Rodovia BR-040/RJ: Da divisa entre Minas Gerais e Rio de Janeiro até o entroncamento com a BR-116/RJ (Trevo das Missões), no Rio de Janeiro.
• Rodovia BR-495/RJ: Do entroncamento com a BR-040/RJ em Itaipava até o entroncamento com a BR-040/RJ no Rio de Janeiro.
• No total, o trajeto vai de Juiz de Fora (MG) a Itaipava (RJ).
Serão investidos R$ 8,8 bilhões no total (CAPEX: R$ 5 bilhões / OPEX: R$ 3,8 bilhões). Entre as melhorias previstas, destacam-se:
• 13,1 km de duplicação;
• 86,6 km de faixas adicionais;
• 11,7 km de ciclovias;
• 3 túneis;
• 14,6 km de vias marginais;
• 13 correções de traçado;
• 13 viadutos;
• 12 passarelas;
• 32 pontos de ônibus;
• 1 área de escape;
• 1 ponto de parada e descanso para caminhoneiros;
• 7 passagens de fauna.