Por: NILO JUNIOR./LEANDRO BERTHOLINE - ASCOM SETUR/TURISRIO
21/12/2024
08:17:33
PROGRAMA “TURISMO RURAL RJ” AVANÇA NA COSTA DO SOL
O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, destaca a importância dos famtours e da parceria com influenciadores digitais para promover o potencial turístico do estado.
“Estamos inovando na promoção turística do estado ao unir a experiência dos famtours à influência digital. Essa estratégia nos permite alcançar um público mais jovem e conectado, que busca experiências autênticas e personalizadas", afirma Tutuca.
Vivenciando o Boia Cross, no distrito de Glicério.
Através dessa iniciativa, a Setur-RJ e a TurisRio demonstram seu compromisso em promover a diversidade do turismo no estado, convidando os visitantes a explorarem as belezas e encantos do turismo rural e de natureza em Macaé.
Segundo Pablo Kling, vice-presidente da TurisRio e coordenador do programa Turismo Rural RJ, a diversificação do turismo em municípios tradicionais é uma estratégia inteligente que pode gerar diversos benefícios para a região.
"A diversificação do turismo é fundamental para a sustentabilidade e o desenvolvimento das nossas comunidades. Ao oferecermos uma variedade de experiências, atraímos um público mais amplo e geramos mais renda para a região", afirma Pablo Kling, vice-presidente da TurisRio.
A influenciadora Mariana Emmel (@princesinha_doagro), que conquistou as redes sociais ao compartilhar seu dia a dia no campo. Através de seus vídeos, ela inspira e educa seus seguidores sobre o cultivo de hortaliças. Durante o famtour, Mariana se divertiu na Cachoeira do Escorrega e no Boia Cross, no distrito de Glicério, e em suas redes, agradeceu à Setur-RJ e à TurisRio pela oportunidade.
“Este é um projeto maravilhoso, que tem o objetivo de ajudar o turismo rural e apoiar pequenos produtores. Eu, como produtora rural, entendo a importância da divulgação dos nossos trabalhos, e isso ajuda muito na valorização” publicou Mariana.
“Eu amei retornar ao Sana e viver novas experiências como a ida à Caverna, e principalmente o rapel que eu me desafiei. Sobre Glicério, eu nunca tinha ouvido falar e fiquei encantada com as paisagens, com a natureza que é linda demais. O boia cross, foi um desafio válido, tudo para viver e compartilhar a experiência com os meu seguidores”, disse a influenciadora Luana Romão (@luvaipraonde).
Refúgio Boa Sorte
No distrito do Sana, as influenciadoras conheceram o Cria Sana Artesãos, um espaço recém-inaugurado após a reforma realizada pela Prefeitura, onde artesãos expõem e vendem suas peças. Elas também visitaram a Casa da Júlia, que é um local cultural com apresentações teatrais, incluindo a peça "Mãos ao Alto de Natal". Além disso, passaram pelo Bar da Árvore, Refúgio Boa Sorte, Casa da Parteira e a Caverna Sagrada - Farmácia da Natureza, e conheceram o Sítio Monte Alto, que produz alimentos orgânicos, com a equipe do Cria Adventure, fizeram Rapel, e conheceram a casa da Donna Leda, que prepara refeições com um saber único. Conheceram também o projeto Caminho da Mata Atlântica, que visa restaurar a Mata Atlântica, promover o desenvolvimento socioeconômico e valorizar o patrimônio natural e cultural.
Já no distrito de Glicério, visitaram o Apiário Serra da Cruz, se hospedaram na Chácara da Turma e conheceram o Duetto e a Petiscaria Gourmet. Com a equipe do Macaé Adventure, foram à Cachoeira do Escorrega e vivenciaram a descida de boia cross no Rio São Pedro.
"Macaé se apresenta como um
destino completo, com cenários deslumbrantes, que permite explorar uma
infinidade de segmentos turísticos: negócios, eventos, lazer,
histórico-cultural, sol e praia, natureza e turismo rural. A cidade oferece
vivências e experiências únicas de convivência com a natureza", pontuou
Léo Anderson, secretário de Turismo de Macaé.