Por: ANDRÉ MARTINS - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO MINISTÉRIO DO TURISMO
04/12/2024
11:33:40
BRASILEIROS SE DESTACAM EM RANKING DE MELHORES RESTAURANTES DA AMÉRICA LATINA
Um dos destaques foi o Lasai, do Rio de Janeiro (RJ), que alcançou o 7º lugar - a melhor colocação do Brasil no prêmio de 2024. A relação é composta ainda pelo A Casa do Porco, de São Paulo (SP), no 15º lugar; o Tuju (SP), na 16ª posição; o Evvai (SP), no 20º lugar, e o Oteque (RJ), na 21ª posição. Completam a lista o Nelita (SP), no 26º lugar; o Metzi (SP), na 27ª colocação; o Maní (SP), no 35º lugar, e o Kotori (SP), na 50ª posição.
No topo do ranking está o argentino Don Julio, de Buenos Aires. Criado em 2013, o Latin America’s 50 Best Restaurants celebra a gastronomia da região, promovendo a sua riqueza para apreciadores das delícias da boa mesa mundo afora. A organização da premiação fica a cargo da Latin America’s 50 Best Restaurants Academy, cujos integrantes, de 22 países, são selecionados com base na sua experiência no ramo culinário local.
PROMOÇÃO - Neste ano, o Brasil deu um grande passo para fortalecer o turismo gastronômico juntamente com países vizinhos. Durante a Feira Internacional de Turismo da América Latina, realizada entre o final de outubro e o início de novembro na Argentina, o Ministério do Turismo brasileiro firmou a “Declaração de Buenos Aires sobre Turismo Gastronômico Regional”.
Também assinado por Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai, o documento prevê ações conjuntas no sentido de fortalecer a projeção da culinária local como patrimônio cultural e importante atrativo turístico. A iniciativa faz parte da estratégia de integração regional “Visit South America”, cuja marca foi desenvolvida pelo Brasil no ano passado.
VISIBILIDADE - Outra atração gastronômica brasileira rendeu neste ano mais projeção ao país: 4 pizzaiolos nacionais entraram para a lista dos 100 melhores do mundo, organizada desde 2015 pela The Best Chef. Foram agraciados os chefs Fellipe Zanuto (42º), do restaurante A Pizza da Mooca, de São Paulo (SP); Matheus Ramos (56º), da QT Pizza Bar (SP); Dani Branca (72º) da Soffio Pizzeria (SP), e Pedro Siqueira (79º), da Ella Pizzaria, do Rio de Janeiro (RJ).
A primeira colocação ficou com a famosa pizza italiana e um de seus representantes, o pizzaiolo Franco Pepe, da renomada pizzaria Pepe In Grani. Os nomes dos profissionais reconhecidos no Top100 Pizza foram selecionados por um total de 568 pessoas, sendo 348 chefs e 220 profissionais de vários setores, a exemplo de jornalistas e de especialistas em gastronomia de diversas nações do planeta.