Por: ROSÁLIA MOREIRA - PREFEITURA DE ARMAÇÃO DOS BÚZIOS
04/11/2024
16:58:31
BÚZIOS RECEBE TRÊS BANDEIRAS AZUIS NA CERIMÔNIA NACIONAL DE ENTREGA DOS CERTIFICADOS DO JÚRI INTERNACIONAL DO PROGRAMA BANDEIRA AZUL REALIZADO NESTA SEXTA-FEIRA EM SALVADOR
Este ano o Júri Internacional do Programa Bandeira Azul aprovou mais uma praia para a primeira temporada de 2024/2025: a praia de Tucuns. Também foram renovadas as certificações das praias do Forno e Azeda/Azedinha. A cerimônia de entrega foi realizada pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR).
Na ocasião, o secretário da pasta, Evanildo Nascimento, representou o município e recebeu às três Bandeiras Azuis para serem hasteadas nas respectivas praias da cidade, e disse que: “Estamos levando para Búzios três premiações e a grande novidade desse ano é o primeiro ano da temperada 24/25 da nossa Praia de Tucuns. Isso faz que Búzios se torne um lugar muito visitado pelo turista internacional”.
A Bandeira Azul é um reconhecimento internacional dado a praias e marinas que atendem a padrões de qualidade ambiental, segurança, educação dentre outros. Com mais de 30 critérios rigorosos, a certificação das praias de Búzios não mostra somente a qualidade e credibilidade do selo ambiental, mas também, o desenvolvimento de um turismo cada vez mais sustentável juntamente com o avanço econômico, ao mesmo tempo que promove suas belezas naturais para um público cada vez mais consciente.
Os locais aprovados seguem critérios que devem ser mantidos e comprovados anualmente, como o importante critério de análise da qualidade da água por laboratório credenciado, Tucuns por exemplo fez centenas de analises em ambos os lados da praia, garantindo assim a qualidade de suas águas. Ao receber o selo, praias e marinas asseguram não apenas a preservação dos ecossistemas, mas também um ambiente seguro e organizado para seus visitantes.
O evento foi organizado pelo Instituto Ambientes em Rede e teve o apoio do Yacht Clube da Bahia, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Salvador, Rede Accor e Fundação Baía Viva, e contou com a presença de autoridades locais, prefeitos, secretários de meio ambiente e turismo e líderes de organizações ambientais de todo o país, além do Ministério do Turismo, com uma representante.