Por: DANIELLE CAMEIRA - COMUNICAÇÃO PROJETO ALBATROZ
29/10/2024
14:12:00
PROJETO ALBATROZ CONTRATA ASSISTENTE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA COMUNIDADES, EM CABO FRIO (RJ)
Os interessados devem enviar seus currículos até o dia 30 de outubro para o e-mail psalomao@projetoalbatroz.org.
O profissional contratado atenderá às demandas relacionadas às ações de Educação Ambiental da Base Regional do Estado Rio de Janeiro e do Projeto Albatroz, no bairro do Porto do Carro. Promovendo atividades de impacto socioambiental positivo para as comunidades do entorno do Centro de Visitação e municípios próximos, aumentando o engajamento destas nas atividades do projeto. Também ajudará no crescimento do Centro de Visitação, sob a liderança do Coordenador de Educação Ambiental do Projeto Albatroz, Paulo Salomão.
O assistente de educação ambiental para comunidade terá um papel-chave na construção desse relacionamento, entre o Projeto Albatroz e as comunidades, por meio da valorização da cultura local, promovendo capacitações e oficinas, além de fomentar o protagonismo de comunidades tradicionais da Região dos Lagos.
"Nossa região é repleta de biodiversidade, belezas naturais e cheia de potencialidades para construirmos relações fortes com as comunidades locais, que possuem um papel fundamental na conservação marinha e na cultura oceânica", explica Paulo Salomão. "Buscamos um profissional para nos ajudar a ampliar nossas mensagens e ações dentro e fora do Projeto Albatroz em Cabo Frio".
Para se candidatar à vaga, é preciso ter formação em áreas como Serviço Social, Ciência Social, Comunicação Social, Pedagogia, Psicologia ou áreas afins, além de morar em Cabo Frio (RJ) e ter Carteira Nacional de Habilitação - Categoria B. Experiências em ações socioambientais, desenvolvimento de projetos com comunidades, experiência em trabalhar com povos e comunidades tradicionais, serão um grande diferencial para concorrer a vaga também.
Para saber mais sobre a vaga, acesse o edital completo no site do Projeto Albatroz.
Sobre o Projeto Albatroz
Reduzir a captura incidental de albatrozes e petréis é a principal missão do Projeto Albatroz, que tem o patrocínio da Petrobras desde 2006. O Projeto, nascido em Santos (SP), no ano de 1990, é coordenado pelo Instituto Albatroz – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que trabalha em parceria com o poder público, instituições de ensino, empresas pesqueiras e pescadores, desenvolvendo pesquisas científicas para subsidiar políticas públicas e a promoção de ações de Educação Ambiental junto aos pescadores, jovens e às escolas. O resultado deste esforço tem se traduzido na formulação de medidas que protegem as aves, na sensibilização da sociedade quanto à importância da conservação dos albatrozes e petréis para o equilíbrio do meio ambiente marinho e no apoio dos pescadores ao uso de medidas para reduzir a captura dessas aves no Brasil.
Atualmente, o Projeto Albatroz mantém bases de pesquisa em quatro estados brasileiros e, em 2023, inaugurou seu primeiro Centro de Visitação e Educação Ambiental Marinha em Cabo Frio (RJ), com exposições, trilhas autoguiadas, ponto para observação de aves e realização de atividades de educação ambiental em uma das regiões com maior ocorrência de albatrozes e petréis da costa brasileira. O Instituto Albatroz, que realiza o Projeto Albatroz, também executa o Programa de Monitoramento de Praias (PMP) em um trecho de 54 km, em diversas praias das cidades de Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios, na Região dos Lagos.
O Projeto Albatroz estima que cerca de 300 mil aves marinhas sejam capturadas incidentalmente pela pesca de espinhel todos os anos no mundo, sendo 30 a 40 mil albatrozes e petréis. Para diminuir esse número, a instituição participa ativamente de órgãos e planos nacionais e internacionais como o Acordo para a Conservação de Albatrozes e Petréis (ACAP), Plano Nacional de Conservação de Albatrozes e Petréis (PLANACAP), Comissão Internacional para a Conservação do Atum Atlântico (ICCAT), entre outros, compartilhando pesquisas e desenvolvendo estratégias de conservação.
Mais informações: www.projetoalbatroz.org.br