Por: FÁBIO MARQUES - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO MINISTÉRIO DO TURISMO
24/10/2024
16:05:42
EM SETEMBRO, CERCA DE 80% DOS PASSAGEIROS QUE MOVIMENTARAM OS AEROPORTOS BRASILEIROS VOARAM PARA DESTINOS NACIONAIS
Os avanços evidenciam resultados de um intenso trabalho desenvolvido pelo governo federal para estimular as viagens domésticas, aprimorando a infraestrutura turística, ampliando a conectividade entre os destinos e atraindo investimentos e novas rotas aéreas.
“É mais um resultado que reflete a potência da atividade turística nacional, sinalizando a manutenção de uma fase de expansão e de oportunidades que contribui para alcançarmos a meta de 150 milhões no número de viagens nacionais nos próximos três anos", declarou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
DADOS - No nono mês do ano, todas as regiões brasileiras tiveram aumento no fluxo de passageiros transportados, exceto a Região Sul, em decorrência do fechamento do aeroporto Salgado Filho, que voltou a receber voos na última segunda-feira (21.10).
No Centro-Oeste, o grande destaque foi o aeroporto de Brasília, com 1.138 milhão passageiros em setembro. Os terminais das capitais Goiânia (GO) - 283.672 - e Campo Grande (MS) - 120.725 - também apresentaram boa movimentação para o mês. No Nordeste, Recife, capital de Pernambuco, concentrou o maior fluxo de passageiros no Nordeste - 792.001 - seguido pelos aeroportos de Salvador (BA) - 563.934 – e Fortaleza (CE) - 424.352.
No Sudeste, onde estão localizados os principais terminais aéreos do país, o Galeão (RJ) foi o aeroporto que mais ganhou passageiros de um ano para o outro, sendo 870 mil pessoas, em 2024, contra 305 mil do ano anterior, um aumento de 185%. Em São Paulo, os aeroportos de Guarulhos (2,2 milhões), Congonhas (1,9 milhão) seguem sendo os terminais com maior fluxo de pessoas no país.
Maior e mais movimentado da Região Norte, o complexo aeroportuário de Belém (PA) superou a marca de 318 mil turistas e obteve crescimento de 16,45% no último mês. Manaus (AM), com mais de 231 mil e Palmas (TO) com 67 mil, também elevaram o número de viajantes quando observado o mesmo período de 2023, 189 mil e 60 mil, respectivamente.
Já a região Sul teve o volume de passageiros abalado pelas enchentes ocorridas no mês de maio no Rio Grande Sul, onde está localizado o aeroporto Salgado Filho, o mais movimentado da região. Com esse cenário, Curitiba (PR) foi o terminal de maior fluxo, com 467 mil viajantes passando pelo local. Em segundo lugar, com mais de 350 mil passageiros, aparece Florianópolis (SC).
Com a interdição do aeroporto de Porto Alegre, uma das opções encontradas pelo Governo Federal para conectar o modal aéreo do estado com as demais cidades brasileiras foi permitir a operação de voos comerciais na Base Aérea de Canoas. Por lá, passaram mais de 118 mil viajantes.
RETOMADA - Após cerca de cinco meses sem receber voos comerciais devido às fortes enchentes no Rio Grande do Sul, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, voltou a operar no transporte aéreo de passageiros. Como apoio para a retomada da região, o governo federal destinou R$ 426 milhões à reconstrução do terminal.
Inicialmente, o aeroporto terá capacidade para 128 voos diários de rotas nacionais, entre 8h e 22h. Segundo a Fraport, concessionária que administra o complexo aeroportuário, a retomada integral das operações está prevista para 16 de dezembro, quando a pista será totalmente liberada, incluindo voos internacionais.