Por: DEPARTAMENTO DE JORNALISMO – ASCOM RIO DAS OSTRAS

17/10/2024

11:59:37

MUNICÍPIO CRIA NOVA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA

MUNICÍPIO CRIA NOVA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA
Rio das Ostras criou uma nova Unidade de Conservação da Natureza (UC). A Área de Proteção Ambiental Marinha-Costeira da Restinga Sarnambi abrange 19,8 km2, com uma porção marinha e outra terrestre, conectando três outras UCs: o Monumento Natural dos Costões Rochosos, a ARIE – Área de Relevante Interesse Ecológico de Itapebussus e a APA – Área de Proteção Ambiental da Lagoa de Iriry.

A criação da Área de Proteção Ambiental Marinha-Costeira (APAMC) da Restinga Sarnambi tem como objetivo geral assegurar a conservação e a sustentabilidade dos recursos naturais – principalmente a vegetação de restinga – e da biodiversidade, disciplinar o processo de ocupação do solo e orientar o desenvolvimento sustentável, de forma a adequar as várias atividades humanas às características ambientais da área.

Além disso, o estabelecimento da UC tem objetivo de ordenar o turismo de maneira sustentável na área, assegurando a prática do ecoturismo, mergulho contemplativo e demais formas de turismo marítimo. Também serve para melhorar a qualidade ambiental, orientando e disciplinando as atividades de lazer, esportivas, culturais e econômicas locais de forma sustentável.

O Município busca ainda promover a Educação Ambiental e incentivar a realização de atividades de pesquisa científica na APAMC.

APAMC – A criação da UC se deu por meio do Decreto Municipal nº 4087/2024 e, de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, instituído pela Lei Nacional nº 9985/2000, a Área de Proteção deve dispor de um instrumento de apoio à gestão que oriente a administração para o alcance dos seus objetivos de criação. Este documento é denominado Plano de Manejo, que deve ser elaborado no máximo cinco anos após sua criação.

ESTUDO TÉCNICO – A criação da Área de Proteção Ambiental Marinha-Costeira da Restinga Sarnambi teve como base um estudo elaborado por técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras e profissionais da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, da UFF – Universidade Federal Fluminense e do ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

PARTICIPAÇÃO POPULAR – Antes de instituir a APAMC, o Município disponibilizou a proposta da criação da nova UC na internet, no Portal da Prefeitura, e na Secretaria de Meio Ambiente, para consulta e contribuições. Também realizou uma reunião pública, onde o estudo foi apresentado, garantindo a transparência e participação popular.

FRIWEB
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO - 22 ANOS
ÊXITO RIO - 22 ANOS
ÊXITO RIO - 22 ANOS

COLUNA SOCIAL

CHICO VELLOZO QUER SABER! ENTREVISTA THOMAS WEBER
CHICO VELLOZO QUER SABER! ENTREVISTA THOMAS WEBER
Um dos principais promotores do 2º Ciclo do Encontro Fluminense FBHA, um importante evento do setor do turismo realizado em Armação dos Búzios, nos concedeu a seguinte...

COLUNA SOCIAL

CHICO VELLOZO QUER SABER! ENTREVISTA GIOVANE GÁVIO
CHICO VELLOZO QUER SABER! ENTREVISTA GIOVANE GÁVIO
Com o tema ‘Nossas melhores versões’, o nosso bicampeão olímpico de vôlei foi uma das principais atrações do 2º Ciclo do Encontro Fluminense...