Por: CACAU BISPO - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO MINISTÉRIO DO TURISMO
01/10/2024
10:32:58
FORTALEZA (CE) RECEBERÁ ENCONTROS DE ENTIDADES TURÍSTICAS PARA APRESENTAR RESULTADOS DA REGIONALIZAÇÃO NO SETOR
Organizado pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo e da Coordenação-Geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo, o seminário terá como principal objetivo alinhar as ações de regionalização à nova Lei Geral do Turismo (LGT) e o Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027. A proposta é aproximar ações em todos os níveis de governo, criando um canal efetivo de interlocução e de acompanhamento das iniciativas na área.
A programação do seminário terá início às 13h do dia 24.10, com a cerimônia de abertura. Na sequência, palestras vão envolver representantes regionais do turismo, englobando os estados do Ceará, Rio de Janeiro, Paraná, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Roraima. Na ocasião, o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Técnicos e Normativos do MTur, Wilken Souto, apresentará as principais mudanças e impactos da nova LGT.
O seminário espera atrair cerca de 300 participantes, entre secretários municipais de Turismo, presidentes de conselhos municipais do setor, gestores públicos e privados e membros de instâncias de governança regionais. A expectativa é que o evento contribua significativamente para a troca de experiências e o aprimoramento das políticas de regionalização do turismo em todo o Brasil. Será a primeira vez que os interlocutores estaduais se reunirão com o objetivo de expor e compartilhar ações.
RODADA DE EXPERIÊNCIAS - Já no dia 25 de outubro, haverá uma Rodada de Experiências das Instâncias de Governança Regionais, quando serão compartilhados casos de sucesso e boas práticas no desenvolvimento de produtos regionais de turismo. O intercâmbio de conhecimento entre as diferentes regiões brasileiras é uma das grandes apostas para fomentar o crescimento sustentável do setor.
Além de palestras, o evento contará com uma Vitrine de Produtos Regionais, onde as IGRs vão apresentar produtos turísticos e culturais. A iniciativa busca não apenas promover a troca de ideias, mas também gerar oportunidades comerciais e fortalecer o turismo como vetor de desenvolvimento econômico local. Os participantes poderão se dividir entre dois ambientes: um seminário tradicional e uma sala de conversas, mais informal, onde vão ser discutidas iniciativas bem-sucedidas na área e os desafios enfrentados pelas IGRs na promoção do turismo regional.