Por: CARLOS CARESTIATO
28/09/2024
08:21:24
OMISSÃO: O IMPACTO NA COMUNICAÇÃO
A
omissão acontece quando as pessoas, muitas vezes de forma involuntária,
escondem informações que podem fazer toda a diferença na compreensão de uma
questão. Nesse contexto, o ato de questionar torna-se essencial.
Exemplos
de Omissão e Questionamento:
·
“Você
não fez o que deveria.” – O que você deveria ter feito e não fez?
·
“Eu
não gosto do Carlos, meu primo.” – Em que aspecto você não gosta do Carlos?
·
“As
pessoas me criticam o tempo todo.” – Quais pessoas criticam você?
·
“Minha
mulher está muito gorda.” – Como ela se sente em relação a isso? O que te
incomoda?
·
“A
marcenaria é para poucos.” – Baseado em que você fala isso?
·
“Não
gosto de chá.” – O que há no chá que faz com que você não goste?
Esses
questionamentos são técnicas frequentemente usadas por profissionais de
coaching para tornar a comunicação mais clara, facilitando o entendimento de
assuntos que, muitas vezes, são complexos.
Um
exemplo comum de omissão ocorre quando um gerente diz: “Sua equipe não fez o
que precisava.” Essa afirmação carece de clareza. Uma pergunta como “O que
exatamente a equipe precisava fazer?” pode recuperar as informações omitidas e
permitir que se detalhe os pontos que não foram entregues.
Esses casos,
entre tantos outros do nosso dia a dia, estão repletos de omissões que muitas
vezes passam despercebidas. Este texto busca trazer à tona um tema que merece
mais atenção e reflexão.