Por: FÁBIO MARQUES - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO MINISTÉRIO DO TURISMO
12/09/2024
17:01:44
HOTEL NO LITORAL SUL DE SÃO PAULO É O NOVO MEIO DE HOSPEDAGEM A TESTAR A FICHA DIGITAL DE REGISTRO DE HÓSPEDES
A partir de agora, todo o processo de check-in e check-out e registro dos hóspedes ficará mais fácil, como explicou a proprietária do local, Flávia Guerino Peperaio. “Estamos trazendo inovação e mais conforto para os nossos hóspedes, que não vão precisar perder tempo preenchendo fichas manuais, otimizando assim, sua experiência turística com muito mais liberdade e agilidade”, avaliou.
Flávia Guerino, comenta, ainda, que nos primeiros 30 dias de uso do novo sistema totalmente digital, a aceitação dos turistas que chegam ao seu hotel tem sido excelente. “Existe uma naturalidade já estabelecida das pessoas com seus aparelhos telefônicos, então, na privacidade da sua tela de celular ele faz todo processo de check-in, isso dá mais conforto e privacidade aos nossos clientes”, destacou.
Aderindo à digitalização do zero, o hotel passa a usar o sistema que vai modernizar e simplificar o envio das informações, como preconiza a Lei Geral do Turismo. A coordenadora de Formalização e Fiscalização de Prestadores de Serviços Turísticos, do Ministério do Turismo, Tamara Galvão, explica que a ferramenta está sendo testada nos diversos meios de hospedagens.
"Estamos fazendo essa rodada de testes e analisando a funcionalidade da Ficha nos pequenos hotéis, que ainda usam as planilhas de papel até nas grandes redes, que já possuem o próprio sistema de gerenciamento. Isso mostra que a digitalização pode ser usada independente do tamanho do local", afirmou.
A FNRH traz benefícios tanto para os meios de hospedagem, que passam a ter um gerenciamento mais eficiente dos dados turísticos, quanto para os hóspedes, permitindo o preenchimento eletrônico de modo rápido, evitando longas filas na recepção dos hotéis.
NOVA FICHA - A fase de testes da nova versão digital da Ficha Nacional de Registro de Hóspede (FNRH) já está em andamento, com estabelecimentos indicados pelas entidades hoteleiras do Conselho Nacional de Turismo (CNT). O objetivo é testar as funcionalidades do sistema, identificar ajustes necessários e garantir sua plena implantação em todo o setor hoteleiro do país até o próximo ano.