Por: FÁBIO MARQUES - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO MINISTÉRIO DO TURISMO
22/08/2024
10:42:08
FICHA NACIONAL DE REGISTRO DE HÓSPEDE DIGITAL COMEÇA A SER TESTADA NA REDE HOTELEIRA
Com a nova ficha, os dados coletados serão armazenados digitalmente, minimizando os riscos de perda ou vazamento de informações sensíveis. “Estamos dando um passo importante para o setor. O sistema eletrônico não apenas moderniza a gestão hoteleira, especialmente os pequenos empresários, mas também promove eficiência, segurança e sustentabilidade, elevando a experiência do hóspede e impulsionando o setor rumo a um futuro mais digital e integrado”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Aderindo a iniciativa, o hotel Mercure Brasília Líder, da rede Accor, foi o primeiro meio de hospedagem a ficar apto a testar a nova tecnologia, dentro da estratégia piloto. A partir de agora, o turista que chegar para preencher seus dados no check-in já pode acessar a versão eletrônica da ficha, reduzindo consideravelmente o tempo de espera dos hóspedes.
“A digitalização da Ficha representa um avanço significativo para o setor hoteleiro brasileiro. Com essa tecnologia, conseguimos otimizar e agilizar o processo de check-in, melhorar a segurança dos dados e oferecer uma experiência mais fluida para nossos hóspedes. Esta inovação traz ganhos em eficiência, segurança e na modernização necessária ao setor, permitindo que menos tempo seja dedicado à burocracia operacional e mais tempo à experiência do hóspede e à personalização do atendimento. Na Accor, estamos orgulhosos de fazer parte desta iniciativa, que certamente promoverá um ambiente mais tecnológico e facilitará a adoção de novas tecnologias no futuro da hotelaria no Brasil”, afirma Marcelo Salomão, vice-presidente sênior de Tecnologia da Accor Américas.
O objetivo da primeira fase do projeto é avaliar as novas funcionalidades da Ficha Nacional de Registro de Hóspede e corrigir quaisquer dissonâncias. A meta é implantar em toda rede hoteleira a versão digital da FNRH até o próximo ano.
O sistema feito pelo MTur em parceria com o Serpro, empresa de inteligência do governo federal, vai modernizar e simplificar o envio das informações exigidas pela Lei Geral do Turismo, além de trazer benefícios, tanto para os meios de hospedagem quanto para os hóspedes, permitindo o preenchimento eletrônico e o gerenciamento mais eficiente dos dados turísticos.
INTEGRAÇÃO - O sistema se integrará também com plataformas de gestão hoteleira (PMS) e outras ferramentas digitais, proporcionando uma visão abrangente e integrada dos dados dos hóspedes, permitindo a geração de dados mais robustos, auxiliando na análise de tendências e comportamentos, e apoiando a tomada de decisões estratégicas para o setor. "A FNRH Digital foi projetada para suportar um grande volume de acessos simultâneos, garantindo um desempenho estável e eficiente, mesmo durante os picos turísticos. Esse sistema robusto e escalável está preparado para acompanhar o crescimento esperado do turismo”, explicou o diretor presidente do Serpro, Alexandre Amorim.
SUSTENTABILIDADE – Com o sistema digital a rede hoteleira terá uma economia significativa de papel e custos de impressão, promovendo a sustentabilidade e reduzindo despesas operacionais, alinhando-se às tendências eco-friendly cada vez mais valorizadas pelo mercado.