CLAUDIO PINTO
CLAUDIO PINTO
Enófilo, sommelier (ABS) e consultor especializado na área de vinhos e bebidas alcoólicas. Atua no ramo há mais de 30 anos, com passagens por empresas renomadas como Duty Free e Zona Sul Supermercados, além de ministrar aulas de enologia na Faculdade de Gastronomia da Candido Mendes e prestar consultoria para pessoas físicas e jurídicas ligadas ao varejo de vinhos.

Por: CLAUDIO PINTO

10/07/2021

19:11:57

COGNAC, LUXO E ESTILO FRANCÊS

COGNAC, LUXO E ESTILO FRANCÊS
A bebida de origem francesa conhecida “Cognac” teve sua origem no século XII, nos vinhedos de uvas Ugni Blanc, Colombard e Folle Blanche, na região de Charente.

Este brandy, assim como os de outros países, nasce de uma destilação de um vinho, e que neste caso, somente os produzidos na região e com normas rígidas de controle, poderão ser chamados de “Cognac”.

O processo de destilar o vinho surgiu de uma necessidade mercadológica, pois os vinhos transportados para outros países sofriam com a viagem, e para os comerciantes não realizarem prejuízos, passaram a destilar os vinhos já em processo de evolução e a utilizar barris de carvalho para transportá-los e armazená-los.

O processo inicial é como de um vinho normal, com a colheita sendo feita quando a uva atinge sua máxima maturação. Após colhido, as uvas são maceradas e o mosto fermenta naturalmente por cerca de 3 semanas, transformando o açúcar em álcool. O vinho então é armazenado sem ser filtrado.

A destilação é o processo de purificação do Cognac, feita em destiladores de cobre por duas vezes, e após isto deve envelhecer por anos em barris, agregando ao precioso líquido aromas apaixonantes e extremamente elegantes.

O Cognac é classificado pelos anos em que amadureceu nas barricas, podendo ser:

VS – Very Special – cognac jovem, amadurece pelo menos 2 anos no barril.

VSOP – Very Special Old Pale – mínimo de 4 anos em barricas.

X.O – Extra Old – mínimo de 6 anos, e alguns passam de 40 anos, em barricas.

No sudoeste da França encontramos também o Armagnac, um brandy como o Cognac, porém que usa cerca de 10 variedades de uvas locais, e esta numa região demarcada chamada de Armagnac, e que sofre apenas uma destilação, resultando num brandy mais forte.

 

Quer saber mais? Vem pro Emporio di Bacco!

https://www.emporiodibacco.com.br

Claudio Pinto

Whatsapp 55 21 97126 2366     

contato@emporiodibacco.com.br

Publicidade

Friweb Agência Digital
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
Últimos vídeos postados

GASTRONOMIA

VALE A PENA VER DE NOVO: OS SABORES DA
VALE A PENA VER DE NOVO: OS SABORES DA
O empresário niteroiense Emerson Pelegrinelli, proprietário da boutique de carnes "Santa Carne" na Região Oceânica de Niterói, fala sobre cortes especiais e (...)

HISTÓRIA

NOVA FRIBURGO, A SUÍÇA BRASILEIRA?  (PARTE 4))
NOVA FRIBURGO, A SUÍÇA BRASILEIRA? (PARTE (...)
Neste último episódio da série de programas, o professor Ricardo Costa fala do Movimento operário e as greves do século XX em Nova (...)