Por: PAULA PEREIRA
05/07/2024
17:25:06
INAUGURAÇÃO DO MERCADO DO PESCADOR NA RASA MARCA IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO PARA O FOMENTO DA CULTURA DOS POVOS TRADICIONAIS
O mercado abrigará um núcleo da Secretaria de Pesca, espaços para marisqueiras, seis peixarias e três quiosques, sendo um deles dedicado à venda de iguarias típicas quilombolas. Além disso, o espaço contemplará um núcleo da Secretaria de Turismo, facilitando a divulgação de roteiros turísticos locais que exploram atrativos como a Ponta do Pai Vitório, Mangue de Pedra e trilhas nas proximidades.
“Falar desse mercado é diferente, porque nessa praça aqui não havia muitas coisas e a partir de hoje ela será ocupada pelos nossos povos tradicionais, representados pelo Senhor Pedro que foi Pescador e Dona Uia que sempre lutou pelo direito à uma sede para o Quilombo da Rasa e hoje eu tenho o privilégio de inaugurar esse espaço em homenagem a ela e às raízes da nossa cidade”, destacou o Prefeito Alexandre Martins.
O espaço foi nomeado em homenagem ao pescador Pedro José de Souza, nascido em 7 de janeiro de 1938 e falecido em 26 de junho de 2021 aos 83 anos. Ele é lembrado por sua honestidade e bravura. Ao longo de sua vida, navegou por muitos mares tanto no Brasil quanto além de suas fronteiras. Casado com Odete Gonçalves de Souza, teve cinco filhos: Valmir Gonçalves de Souza, Edvaldo Gonçalves de Souza, Gesiel Gonçalves de Souza, Edvalma Gonçalves de Souza e Edilon Gonçalves de Souza.
A Filha do pescador expressou a satisfação de receber a homenagem em nome do pai: “Meu pai se foi, mas deixou filhos, netos e amigos. Agradeço imensamente ao prefeito por essa homenagem. A família do seu Pedro está muito feliz nesta noite”, disse Edvalma Gonçalves de Souza.
O Presidente da Colônia dos Pescadores de Búzios, Dominique Souza expressou a felicidade de participar de inauguração do Mercado que levará o nome do pescador Pedro José, de quem ele disse se lembrar por uma conversa em que ele descobriu que pescadores da Rasa e do Centro da cidade pertenciam a uma mesma família: “Essa honraria feita à família de seu Pedro eu sinto como se fosse a mim. Há anos aqui na Rasa em uma conversa com ele eu descobri que pertencemos a uma mesma família. Então eu entendi que, por mais que estejamos distantes, nós somos o mesmo povo, temos o mesmo ideal, o mesmo sentimento, frisou.
A Secretária de Turismo, Patrícia Burlamaqui, destacou o turismo de base comunitária que será desenvolvido a partir desse equipamento entregue aos povos tradicionais de Búzios: “Sempre reivindicamos uma sede para desenvolver os saberes, os fazeres e tudo que essa comunidade tem de riqueza. Os povos tradicionais é que desenvolverão o turismo apresentando todos os atrativos naturais e culturais dessa comunidade, disse a secretária.
Para os quilombolas, o projeto inclui a sede própria do Quilombo da Rasa, denominada Dona Uia, atendendo a uma antiga reivindicação dela e de toda comunidade. Dona Uia desempenhou um papel crucial na conquista do reconhecimento do território como quilombo. Ela também foi uma das fundadoras da Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombo do Estado do Rio de Janeiro, destacando-se como uma líder visionária e defensora dos direitos de sua comunidade.
O Filho de Dona Uia, Eduardo, lembrou a luta dela por esse espaço: “Falar da minha mãe é muito fácil, pois eu acompanhei a dedicação dela pela nossa comunidade. Ela não está para ver o que tanto almejou, mas eu agradeço a você, prefeito, por cumprir o que disse a ela”.
O Secretário de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios, Alan Câmara, destacou a importância do Espaço de Memória Quilombola. “É nesse local que resgataremos a história desse povo, desse lugar, lembrando de personagens importantes para a nossa comunidade. Era por esse lugar que pessoas escravizadas passavam fugindo da opressão a memória deles está por aqui ainda, disse Alan.
O presidente da Associação da Comunidade Remanescente do Quilombo da Rasa, Adriano Gonçalves, externou a alegria de participar desse momento de cumprimento do compromisso da administração municipal para com os povos tradicionais da Rasa. Aqui fomentaremos nossa cultura e geraremos renda para nossas famílias. Não posso deixar de citar que esse é o sonho de Dona Uia sendo realizado. Em 25 anos da Associação ainda não tínhamos uma sede e hoje foi entregue à comunidade quilombola, finalizou.
Com a inauguração do Mercado do Pescador, Búzios não apenas enriquece seu panorama cultural e histórico, mas também fortalece sua posição como um destino turístico de base comunitária, pronto para receber visitantes ávidos por explorar não só suas praias, mas também sua rica herança cultural.