CLAUDIO PINTO
CLAUDIO PINTO
Enófilo, sommelier (ABS) e consultor especializado na área de vinhos e bebidas alcoólicas. Atua no ramo há mais de 30 anos, com passagens por empresas renomadas como Duty Free e Zona Sul Supermercados, além de ministrar aulas de enologia na Faculdade de Gastronomia da Candido Mendes e prestar consultoria para pessoas físicas e jurídicas ligadas ao varejo de vinhos.

Por: CLAUDIO PINTO

19/06/2021

10:20:02

NEM SÓ O VINHO NOS AQUECE NO INVERNO

NEM SÓ O VINHO NOS AQUECE NO INVERNO
O Inverno. Época de baixas temperaturas, perfeitas para ficar perto de um fogo de chão ou lareira, com uma boa garrafa de vinho e comidas reconfortantes. Mas nem só o vinho nos aquece no inverno. Vamos falar hoje de outras bebidas, feitas à base de uvas, e que ficam ótimas nesta época.

O Brandy é um destilado feito 100% de vinho e envelhecido em barricas de carvalho. Ao longo do tempo importantes e tradicionais regiões criaram seus próprios métodos e regras para a produção do Brandy.
Os dois países mais reconhecidos que produzem este destilado são França e Espanha.

Na Espanha o Brandy de Jerez é o mais famoso. Elaborado apenas com uvas da região de Jerez (Sul da Espanha) cujo terroir é único, envelhece em barris de carvalho já usados pelos vinhos de Jerez, o que se traduz na excelente qualidade do Brandy.

O tradicional sistema de “soleras”, no qual uma série de barricas empilhadas recebem o destilado mais novo e este se mescla com destilados mais antigos, de diferentes safras e idades, deixando a bebida com uma homogeneidade que se traduz na excelente qualidade do Brandy de Jerez, também conhecido como “Sherry Brandy”.

Uma boa maneira de apreciar o Brandy de Jerez é numa taça bojuda, de haste curta, e que possa ser levemente aquecida para que a bebida libera seus aromas fantásticos. 
Pode ser acompanhada de queijos maduros e fortes, embutidos, chocolate e, para os apreciadores, um bom “Puro de Cuba”.

Na próxima coluna falaremos de Cognac, o elegante brandy francês.

Quer saber mais? Lá no Emporio di Bacco você encontra uma seleção de vinhos muito mais!

Os destilados aqui citados e outros você encontra no Emporio di Bacco. https://www.emporiodibacco.com.br
Claudio Pinto
Whatsapp 55 21 97126 2366
contato@emporiodibacco.com.br

Publicidade

Friweb Agência Digital
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
Últimos vídeos postados

GASTRONOMIA

VALE A PENA VER DE NOVO: OS SABORES DA
VALE A PENA VER DE NOVO: OS SABORES DA
O empresário niteroiense Emerson Pelegrinelli, proprietário da boutique de carnes "Santa Carne" na Região Oceânica de Niterói, fala sobre cortes especiais e (...)

HISTÓRIA

NOVA FRIBURGO, A SUÍÇA BRASILEIRA?  (PARTE 4))
NOVA FRIBURGO, A SUÍÇA BRASILEIRA? (PARTE (...)
Neste último episódio da série de programas, o professor Ricardo Costa fala do Movimento operário e as greves do século XX em Nova (...)