CLAUDIO PINTO
CLAUDIO PINTO
Enófilo, sommelier (ABS) e consultor especializado na área de vinhos e bebidas alcoólicas. Atua no ramo há mais de 30 anos, com passagens por empresas renomadas como Duty Free e Zona Sul Supermercados, além de ministrar aulas de enologia na Faculdade de Gastronomia da Candido Mendes e prestar consultoria para pessoas físicas e jurídicas ligadas ao varejo de vinhos.

Por: CLAUDIO PINTO

18/11/2021

07:23:49

VINHO VERDE: NÃO HÁ OUTRO ASSIM...

VINHO VERDE: NÃO HÁ OUTRO ASSIM...
A região dos Vinhos Verdes é diversificada e versátil em estilos e perfis de vinho, conhecida por produzir não só vinhos leves e frescos, mas também vinhos minerais, complexos e estruturados.

Exclusivamente produzido na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, no noroeste de Portugal, é produzido somente a partir das castas autóctones da região, preservando a sua tipicidade de aromas e sabores tão diferenciadores a nível mundial.

Na gastronomia os Vinhos Verdes são extremamente versáteis, podendo harmonizar bem com saladas, peixes, aves, queijos e sushi.

Para receber o selo da Denominação de Origem Vinho Verde, os vinhos são sujeitos a um controle rigoroso de todas as fases do processo de produção, desde a vinha a garrafa. As castas utilizadas, os métodos de vinificação e as características organolépticas são apenas alguns dos elementos cujo controle permite a atribuição desta Denominação de Origem.

Quer saber mais? Lá no Emporio di Bacco você encontra uma seleção de Vinhos Verdes e muito mais! 

Bolinhos de Bacalhau: Um típico tira-gosto português, frito e de sabor marcante, (receita em: https://www.vinhoverde.pt/pt/receitas/255), e o vinho perfeito para acompanhá-lo é o Adega de Monção Branco, equilibrado e fácil de beber.

Atum e Salmão Braseado: Um prato estilo Sushi https://www.vinhoverde.pt/pt/receitas/192 , com texturas e sabores marcantes pede um vinho à altura, como o Portal da Calçada Reserva.

Pato com Laranja: A textura do Pato e a acidez da laranja (receita em: https://www.vinhoverde.pt/pt/receitas/241, se contrastam com um vinho como o Muralhas de Monção.

Como sobremesa a sugestão é:

Barrigas de Freira: Típico doce português (receita em: https://www.vinhoverde.pt/pt/receitas/403), que quando acompanhado de uma taça de Alvarinho Deu Lá Deu, nos convidam a um passeio pela região do Minho. 

Os vinhos aqui citados e outros mais você encontra no Emporio di Bacco. https://www.emporiodibacco.com.br/blog

Whatsapp 55 21 97126 2366

contato@emporiodibacco.com.br

 

Friweb Agência Digital
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO

TURISMO

VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
A Rota Cervejeira do Rio de Janeiro vai ligar todos os produtores de cerveja da região, das micros as grandes cervejarias além dos brewpubs, oferecendo aos turistas e visitantes uma...

TURISMO

VALE A PENA VER DE NOVO:  BIRDWATCHING - OBSERVAÇÃO DE AVES
VALE A PENA VER DE NOVO: BIRDWATCHING - OBSERVAÇÃO DE AVES
A Observação de Aves (Birdwatching) estimula uma harmoniosa relação com o meio ambiente estimulando uma sutil interação com o local visitado. O observador de...