CARLOS CARESTIATO
Formado em Administração de Empresas pela Cândido Mendes, com pós-graduação em Marketing pela ESPM- RJ, Master Coach pela EBRA - Escola Brasileira de Coach, Master em PNL pelo ICML , Hipnose- INAP-R e Coaching Profissional pela Mululo Gestão Coaching & Cia.
Por: CARLOS CARESTIATO
20/07/2024
08:48:05
OITO HÁBITOS BONS QUE PODEM MELHORAR MUITO A SUA VIDA
Estudos conduzidos pela Sociedade Americana de Nutrição, envolvendo mais de setecentos mil veteranos americanos que adotaram estilos de vida saudáveis, obtiveram resultados notáveis.
Descobriu-se que ao incorporar seis dos oito hábitos a seguir, entre os 40 e 50 anos, a expectativa de vida aumenta em quinze anos. Ao adotar sete desses hábitos, a expectativa se estende para dezessete anos adicionais. E ao praticar todos os oito regularmente, homens podem aumentar sua expectativa de vida em 24 anos, enquanto mulheres em 21 anos. Para aqueles que não cultivam esses hábitos, é hora de começar o quanto antes.
1) Livrar-se do vício em opioides: Os opioides possuem usos médicos legíotimos, como no caso de analgésicos que estimulam a produção de dopamina, trazendo bem-estar momentâneo. Evite o uso sem prescrição médica específica para um tratamento ou condição.
2) Não fumar: Apesar de parecer simples, abandonar o hábito de fumar é um desafio. Isso inclui também os cigarros eletrônicos.
3) Não consumir álcool regularmente em excesso: Estes 3 primeiros hábitos são vícios que podem ser facilmente adquiridos por influências negativas, seja pela mídia ou por pessoas ao nosso redor.
4) Adotar uma dieta saudável e comedida: Em nossa época, o lema "desembale menos e descasque mais" é interessante. dêª preferência a alimentos frescos e leia os rótulos. Menos é mais.
5) Exercitar-se regularmente: Caminhar, correr, frequentar uma academia - saia da inatividade. Estimule seu corpo a produzir dopamina naturalmente através do exercício físico. Se houver impedimentos de saúde, busque orientação profissional.
6) Cultivar relacionamentos sociais positivos: A solidão é prejudicial à vida. Tenha um hobby, envolva-se em atividades sociais como dança, esportes em grupo, trabalhos manuais, participação em grupos comunitários, entre outros.
7) Priorizar uma boa qualidade de sono: Mantenha uma rotina de sono regular, evite o uso de dispositivos eletrônicos e bebidas com cafeína próximo a hora de dormir.
8) Gerenciar o estresse de forma saudável: Evite o excesso, não busque fazer tudo em um único dia.
É evidente que a adoção desses hábitos não apenas prolonga a expectativa de vida, mas também melhora significativamente a qualidade dela. Cada um desses passos representa um investimento valioso em saúde e bem-estar, oferecendo não só anos adicionais, mas uma vida mais plena e satisfatória. É um convite para uma jornada de autocuidado, onde pequenas mudanças diárias podem culminar em impactos extraordinários a longo prazo na saúde física e mental.
Relacionadas