ATTILA MATTOS
ATTILA MATTOS
Nascido em Niterói, Attila Pereira Gomes de Mattos Neto fez a opção por se estabelecer em Nova Friburgo. Apaixonado pelo município, ele é proprietário da tradicional Veterinária Mury, localizada no 8º distrito friburguense. Há 40 anos no mercado, Attila aborda em sua Coluna questões relacionadas a saúde animal e zoonoses. “Desejo que minha participação seja útil na manutenção da saúde dos animais que são nossos companheiros nessa viagem que fazemos na Terra através do universo. Desejo ser útil também na prevenção das doenças dos homens que são transmitidas pelos animais (zoonoses)”.

Por: ATTILA MATTOS

15/09/2024

09:19:55

JOÃO E A RAIVA

Era uma quarta-feira a tarde quando João e a família faziam os últimos arranjos para as tão sonhadas férias.
JOÃO E A RAIVA
O eminente publicitário catarinense esperou e programou durante 11 meses este, enfim, descanso. A família toda estava ansiosa como é o normal nesses momentos. Malas prontas, fechar a casa, táxi, aeroporto e voo para o paraíso.

Tinham todo o roteiro na cabeça. Era só chegar. Dias depois, já relaxados, encontravam-se os três sentados num bar desses de mesas e cadeiras na calçada. Tomavam cerveja e comiam salsichão ao sol de cidade serrana turística, de cultura alemã. Era tudo que queriam, tudo de bom, como haviam planejado. Num dado momento, aproximou-se deles um cão com atitude estranha. João, amante das plantas e dos animais, cortou um pedaço de seu delicioso salsichão, foi até o animal e carinhosamente lhe ofereceu o petisco, achando que certamente o pobre cão abandonado nas ruas tinha fome. Numa ação rápida e inesperada, o animal lhe mordeu a mão que sangrou um pouco. João, sem estresse, pois estava de férias, limpou sua mão com guardanapo de papel e continuou sua pequena refeição. 

Passaram-se os dias, terminaram as férias e João começou a ter fortes dores de cabeça. Como a dor não cessava com comprimidos, foi ao médico e esse lhe receitou outro tipo de analgésico. A condição piorou muitíssimo e numa noite de desespero João foi internado no hospital. Feitos os exames, constatou-se: era raiva. Do hospital para o isolamento e daí ao falecimento em curto prazo de tempo.

          Deixou mulher e filha...

Raiva: doença viral de mamíferos, transmitida pelo morcego durante a sugação ou pela saliva de animais infectados. É a pior das zoonoses pois uma vez contraída a doença não há tratamento ou cura comprovada cientificamente.

                                                                          

                                                                                     

 

FRIWEB
ÊXITO RIO - 22 ANOS
Relacionadas

COLUNA SOCIAL

 CHICO VELLOZO QUER SABER! – INAUGURADA A ROTA TIRADENTES
CHICO VELLOZO QUER SABER! – INAUGURADA A ROTA TIRADENTES
Conversamos com Augusto Theodoro – o “Professor Augusto” – representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Nova Friburgo, que prestigiou a...

COLUNA SOCIAL

 CHICO VELLOZO QUER SABER! – INAUGURADA A ROTA TIRADENTES
CHICO VELLOZO QUER SABER! – INAUGURADA A ROTA TIRADENTES
Conversamos com Adriano Machado, atuante membro Núcleo de Proteção Ambiental e Defesa Civil de Amparo NUPDEC, que prestou apoio na inauguração do percurso....