TAMARA CASTRO
TAMARA CASTRO
Friburguense, jornalista, feminista. No meu perfil no Instagram @tamaracastroblog defendo a democratização da moda, o empoderamento feminino, a quebra da padronização e o direito de escolha. Tudo de forma leve e verdadeira! Me siga em @tamaracastroblog

Por: TAMARA CASTRO

07/04/2021

11:06:47

DIA 7 DE ABRIL - DIA DO JORNALISTA

DIA 7 DE ABRIL - DIA DO JORNALISTA
E eu tenho muito orgulho da minha profissão! A minha família conta que desde uns 3 anos de idade eu pegava escova de cabelo e entrevistava as pessoas pela casa. Aos 6, eu ganhei o “Primeiro Gradiente” (quem lembra? Era vermelhinho e vinha com microfone para vc gravar na fita 🤣). Aí eu entrevistava as pessoas da casa e a noite eu “apresentava” o meu próprio jornal na mesa da cozinha. Eu chamava as matérias e soltava as entrevistas. Isso sem ninguém me ensinar ou ter contato com um jornalista. Aos 17 anos entrei na faculdade...

...Essa foto é de  2008, de péssima qualidade pq é foto da TV que alguém da minha família tirou, mas foi a primeira vez que entrei do SBT Jornal, no SBT Brasil com Carlos Nascimento me chamando. 😱 Era uma grande operação policial que eu fiquei mais de 12 horas na delegacia cobrindo! Tenho poucas fotos da minha época de repórter, infelizmente! Mas, não poderia deixar de registrar esse dia aqui!

Está cada dia mais difícil ser jornalista! Mercado saturado, uma cassação “as bruxas” muitas vezes, culpam os profissionais de tudo, pressão editorial e remuneração baixíssima! Além disso, o Brasil é o país que com maior número de jornalistas mortos por Covid-19. 

De acordo com levantamento elaborado pelo Departamento de Saúde da FENAJ, a partir de notícias e de acompanhamento pelos Sindicatos da categoria no país, 169 jornalistas morreram entre abril de 2020 e março de 2021. O dossiê também mostra que, em três meses de 2021, o número de mortes supera todo o ano de 2020, quando foram registradas 78 mortes de abril a dezembro. Este ano, são 86 vítimas, percentual 8,6% maior que no total de 2020.

Mas, se eu tivesse que escolher novamente uma profissão, com certeza seria essa! 

Um beijo enorme para todos os jornalistas pelo dia de hj e por todos os outros que temos a missão de contar que “João morreu para quem nunca nem soube que ele existiu”!

Últimos vídeos postados

GASTRONOMIA

VALE A PENA VER DE NOVO: OS SABORES DA
VALE A PENA VER DE NOVO: OS SABORES DA (...)
O empresário niteroiense Emerson Pelegrinelli, proprietário da boutique de carnes "Santa Carne" na Região Oceânica de Niterói, fala sobre cortes especiais e (...)

HISTÓRIA

NOVA FRIBURGO, A SUÍÇA BRASILEIRA?  (PARTE 4))
NOVA FRIBURGO, A SUÍÇA BRASILEIRA? (PARTE (...)
Neste último episódio da série de programas, o professor Ricardo Costa fala do Movimento operário e as greves do século XX em Nova (...)