Por: AYRTON DIAS

28/06/2023

21:45:42

BÚZIOS – NOVA BANDEIRA AZUL E PRAIA CULTURAL

O Programa Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas.
BÚZIOS – NOVA BANDEIRA AZUL E PRAIA CULTURAL
O Bandeira Azul desafia as autoridades locais e os gestores de praia a alcançarem altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança. Ao longo dos anos, o Bandeira Azul tornou-se um rótulo ecológico altamente respeitado e reconhecido trabalhando para reunir os setores de turismo e meio ambiente de maneira local, regional e internacional. - No detalhe: Praia de Azeda e Azedinha pode ser a segunda do município a hastear a Bandeira Azul. - Fotos: Êxito Rio

O programa foi criado pela FEE – Foundation for Environmental Education (www.fee.global), uma instituição internacional com diversos integrantes representando seu respectivo país. No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o IAR – Instituto Ambientes em Rede (www.iarbrasil.org.br).

A praia do forno foi pioneira no município

Trata-se de um selo de qualidade ambiental e urbanística conferido a praias que atendem um grupo total de 34 critérios, entre eles, qualidade físico-química e biológica da água do mar, comprovada em 80 análises, requisitos de acessibilidade, levantamento de áreas sensíveis ambientalmente,
análise do pertencimento a Unidades de Conservação, planejamento de gestão de tráfego, código de postura na praia, plano de emergência ambiental e ações de educação ambiental, entre outros. 

Realizada nesta quarta-feira (28/06), a reunião do Conselho Municipal de Turismo de Búzios reiterou a importância da certificação Bandeira Azul para as praias do município. Já contando com o importante selo de qualidade na praia do Forno, que desponta como um dos principais atrativos do balneário, Búzios pode passar a contar em breve com mais uma praia contemplada. A Praia da Azeda/Azedinha está recebendo ações de infraestrutura para cumprimento e adequações necessárias aos critérios do programa como: banheiros, rampa de acesso, lixeiras, entre outros para obter a certificação.

Conselho Municipal de Turismo de Búzios reunido

Búzios é a primeira cidade da Região dos Lagos a ter duas praias aprovadas pelo programa Bandeira Azul, sendo também um dos dois únicos municípios do Estado do Rio de Janeiro a obter essa concessão. Isso enaltece e coloca a cidade num padrão europeu de receptividade relacionado ao turismo de praia. 

O presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Búzios (Sindsol), Thomas Weber,  salienta: "A área da Azeda, representa muito mais além da evidente importância ambiental, cultural e social. Pode ser uma referência para pesquisas, envolvendo a área educação e pesquisas. Para o turismo, a provável conquista da bandeira azul, a implantação de trilha e etc, poderá ser mais um marco no turismo ambiental, cultural, de contemplação, de pesquisa e esportivo."

Thomas Weber

Segundo Gabriel Gialluise, representante do setor ambiental do Movimento Viva Búzios e representante do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural Búzios, o hasteamento da Bandeira Azul na Azeda/Azedinha representa uma grande conquista para o município. “É uma
luta que teve início em 1991 quando o poder público municipal, através da vontade da sociedade de Búzios, vem se manifestando pela desapropriação e preservação da Azeda e Azedinha”.

"Trata-se de um Divino legado da nossa geração". - Gabriel Gialluise

O imbróglio que envolve a ação municipal teve muitos desdobramentos. Parece que finalmente, em função da certificação, o pleito que visa a retomada da área para a municipalidade vai lograr êxito.
Gabriel afirma que a transformação da antiga Mansão da Azeda em Centro de Pesquisa Científica, tornando-a de utilidade pública, pode ser viabilizada agora. Ele não mede esforços para que a certificação do programa Bandeira |Azul, juntamente com a criação de uma instituição de pesquisa científica, evidencie o valor dessa verdadeira relíquia paleoclimática, o que pode possibilitar a
criação de parcerias com universidades públicas, fomentando o trânsito efetivo de pesquisadores, a produção de conhecimento sobre os ecossistemas de Búzios e o despertar dos jovens da cidade à prática de pesquisa. 

Para Gabriel, outra importante conquista “é a alteração da cultura de ocupação das praias Azeda-Azedinha que pode constituir em um novo paradigma de consciência ambiental, de integração de saberes, de educação patrimonial e do turismo sustentável para todo Município, enfim, o surgimento de uma praia cultural”. 

FRIWEB
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO - 22 ANOS
ÊXITO RIO - 22 ANOS
ÊXITO RIO - 22 ANOS

COLUNA SOCIAL

CHICO VELLOZO QUER SABER! - ALTOS DE LUMIAR
CHICO VELLOZO QUER SABER! - ALTOS DE LUMIAR
Conversamos com André Leite que administra. juntamente com sua esposa Nanda, um espaço paradisíaco em meio a mata atlântica em Galdinópolis, na Região de...

VALE A PENA VER DE NOVO

VÍDEO COMEMORATIVO REVISTA ÊXITO RIO 10 ANOS
VÍDEO COMEMORATIVO REVISTA ÊXITO RIO 10 ANOS
Uma história contada em vários capítulos e com muitos personagens!...