Por: AYRTON DIAS

10/07/2022

09:20:53

CIRCUITO DE TURISMO RURAL DE AMPARO – FORTES ATRATIVOS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Iniciativas voltadas para o turismo potencializam vocações locais
CIRCUITO DE TURISMO RURAL DE AMPARO – FORTES ATRATIVOS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Eleito em 2021, pelo Centro Integrado de Estudos em Turismo e Hotelaria – CIETH o melhor destino de Turismo Rural do Estado do Rio de Janeiro. o Circuito Amparo de Turismo Rural proporciona a turistas e visitantes um contato íntimo com a natureza, com a agricultura, com tradições e também com aspectos relacionados a cultura local, em ambientes rural e extremamente familiar. O  turismo rural contempla aqueles que buscam por experiências simples, autênticas e totalmente distintas das que são vividas no caótico cenário urbano. Uma visita ao Circuito possibilita rica experiência em ambiente rural em meio a inúmeros atrativos que, em função da sua essência bucólica, proporcionam uma sensação de paz, tranquilidade, relaxamento e, principalmente...muitos momentos inesquecíveis! - No detalhe: A famosa Rua dos Guarda-Chuvas - foto: Êxito Rio

O distrito friburguense de Amparo desperta a atenção das pessoas por inúmeros motivos. Primeiramente por ser uma localidade extremamente encantadora que conta com uma história repleta de fatos marcantes, envolvendo o período áureo do café, mudança de município sede e até de nome, pois chegou a chamar-se de Refúgio. A agradável conversa com a população local, as festas e eventos e a própria tranquilidade, que possibilita momentos de grande paz interior, também atraem muitos turistas e visitantes. Além disso, sua agricultura orgânica permite a elaboração de receitas- em função do frescor dos ingredientes - nutritivas e muito saborosas que podem ser degustadas em charmosos restaurantes, que vão desde a culinária mais simples à altamente sofisticada. Localizada a 10 km do centro de Nova Friburgo a bucólica Amparo, guarda ainda uma arquitetura única e bem pitoresca.

Criado em 2015 com o apoio da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (ACIANF), Sebrae/RJ e da Associação de Amigos e Moradores de Amparo (ASSAMAM). o Circuito de Turismo Rural de Amparo vem atuando em parceira com artesãos, comerciantes e produtores rurais amparenses para aprimorar o seu desenvolvimento turístico. Com inúmeras iniciativas que visam tornar esse importante destino ainda mais atraente, o Circuito tem evidenciado além dos empreendimentos locais, os produtos da região como cachaças, licores , geleia, compotas, produtos orgânicos, laticínios, cerâmicas, artesanatos e até cervejas especialíssimas produzidas com lúpulo colhido no próprio distrito.

A região central do histórico distrito friburguense. - foto: Êxito Rio

Atualmente o Circuito de Turismo Rural de Amparo, com sua identidade muito característica e bem peculiar, tem investido na profissionalização da estrutura de atendimento aos turistas e visitantes através do desenvolvimento de roteiros que prestigiam os atrativos da região. Amparo agrada um público muito variado do turismo de experiências/vivências, desde amantes do ecoturismo, turismo de aventura - com os passeios de quadriciclos, bike park e trilhas - turismo cultural, turismo religioso,  com seu Centro Espírita do século XIX - um dos pioneiros do país - suas capelas (Nossa Senhora do Amparo, no centrinho da Vila e a da Nossa Senhora dos Milagre, localizada no Morro das Contas) e o turismo gastronômico com sua culinária que vai desde a culinária da roça a cozinha internacional que agrada aos apreciadores mais exigentes da boa gastronomia. As trilhas rurais, que podem ser percorridas na companhia de guias profissionais, são perfeitas para passeios a pé, a cavalo e também para a prática do cicloturismo. 

A pracinha de Amparo é um espetáculo a parte. - foto: Êxito Rio

A demanda por Amparo tem sido significativa pelo fato das pessoas sentirem-se muito bem acolhidas: “nossa proposta é um turismo Rural totalmente diferenciado, pois vendemos a alegria de estar em família. Como as propriedades são particulares, abrimos as portas para receber com a mesma qualidade e carinho em que estivéssemos recebendo nossa própria família.” É o que afirma A Guia de Turismo Zaiane Fernandes Marcello que já atua quase 4 anos em parceria com o Circuito. Ela destaca que atende a um público composto por famílias e ressalta que as pessoas da “terceira idade” voltam pra casa apaixonadas, pois muitos lugares remetem a lembranças das suas infâncias. A Guia se diz muito motivada e garante que as perspectivas são as melhores possíveis. “O turismo Rural vem crescendo muito e eu estou sempre buscando tendências simples e formas de atrair o público para um dia de relaxamento total. Vir para Amparo é esquecer a agitação e viver a tranquilidade, é literalmente realizar um gargarejo de ar puro.” 

Após 25 anos morando distante do famoso distrito friburguense, percebeu que gostaria de passar o resto da sua vida na bucólica localidade. “Amparo foi, é e será sempre aquele lugarzinho onde estarei presente! Toda minha vida estive por aqui, morei, passei férias escolares, é onde recarregava minhas baterias quando morava e trabalhava no Rio e onde aconteciam eventos de família e tantos outros momentos bons! Amparo berço da nossa família Gripp, família sempre presente no desenvolvimento local. Para Christian Gripp Gibaja - Presidente do Circuito Amparo de Turismo Rural, um profissional extremamente qualificado para atuar no turismo e que faz questão de manter uma intensa relação com a terra, o  importante é “Influenciar, trabalhar, persistir e acreditar. Não é fácil se dedicar e doar seu tempo por um coletivo, mas quando vemos o resultado, é gratificante! Temos muito a desenvolver ainda, o trabalho é árduo!"

Christian Gripp Gibaja - Presidente do Circuito Amparo de Turismo Rural

ATRATIVOS 

Em visita ao Circuito, friburguenses, turistas e visitantes sempre levam, além de mel, compotas, produtos orgânicos, cachaças, licores, cervejas artesanais, queijos, artesanatos etc... ótimas recordações!


ARMAZÉM CENTENÁRIO - Empório que oferece almoço e petiscos feitos em fogão a lenha, cervejas e produtos artesanais em um cenário composto por lindo lago com roda d´água e um antigo armazém repleto de detalhes como baleiro; balança; caixa registradora e geladeira de madeira de épocas passadas. No entorno, horta e agrofloresta.


AUBERGE SUISSE - Local privilegiado emoldurado pela beleza da Mata Atlântica, situa-se numa área de 500 mil m² e possui apenas 13 confortáveis acomodações, estrategicamente localizados entre lagos e jardins. Uma de suas principais características é a harmonia das instalações planejadas em perfeita sintonia com o clima bucólico da região.


BAMBU & BEER - Bar com mesas ao ar livre, rodeado por árvores, bambuzais e até uma cachoeira. “É o espaço ideal para reunir todos os amigos, degustar bons petiscos, drinks e cerveja gelada com os melhores preços e programação de música ao vivo. Ambiente espaçoso, com estacionamento. Disponível para aluguel de eventos.


BARRACÃO DAS ANTIGUIDADES - O proprietário gosta de antiguidades e sempre decorou assuas propriedades com uma peça ou outra que comprava em suas viagens. Os amigos, por curtirem as peças, começaram a fazer propostas de compra e troca. Hoje, sua filha e neta, fazem algumas coleções que também estarão expostas ao público do Circuito Amparo.


CACHAÇARIA ATRÁS DA PEDRA - A Cachaçaria Atrás da Pedra, é fruto de duas paixões da família Folly a Cachaça de qualidade e o Sítio das Perobas, onde são produzidas cachaças e licores de alto padrão de qualidade. Em visitas guiadas é possível conhecer todas as etapas da produção.

CACIFE CERVEJARIA-  Tem que ser Cacife - “ Seja qual for a ocasião, não pode faltar Cacife! Nossas cervejas artesanais oferecem uma explosão de sabores. Você nunca provou nada igual! Aposte nos sabores surpreendentes e experiências marcantes!”

CASA GIBACHI - Um cenário de muita natureza, podendo apresentar experiências e vivências como um todo. "Local de muita contemplação... pássaros, riacho, lago, muita água, verde de matas e trilhas, frutas e um visual retocado! Com acomodações, área gastronômica, área de descanso e lazer é o ambiente ideal para se esquecer da vida. Um cenário de muita natureza".

CASTELO DAS TRUTAS - Conhecido também como Castelinho, o espaço temático possui 3 alas, a primeira levou cerca de 2 anos para ser construído e estima-se que contenha 11.668 pedras, posteriormente construiu-se a segunda ala, conhecida como ala social e por último a terceira ala onde se localiza a torre com cerca de 30 metros de altura. Conheça os encantos e detalhes da história do Castelo das Trutas mediante agendamento feito através do Circuito Amparo de Turismo Rural.

CERVEJA GRIEBIER - Cerveja Artesanal criada por descendentes da Família Grieb/Gripp em Nova Friburgo, com o intuito de homenagear seus antepassados.


CHÁCARA DO AMPARO - Plantação comercial de flores e mudas de lúpulo. Cursos para produtores Rurais de produção para Agricultura Familiar, flores e derivados. O estabelecimento também oferece alojamento para pesquisadores, agrônomos e especialistas na área.


DON’ANA DELÍCIAS - Queijos Artesanais em um ambiente aconchegante repleto de flores, árvores e “bichinhos de estimação que dão vida para o lugar”. Queijos Recheados de Goiabada e Nutella e o Queijo Minas Temperado, e - também - Biscoitinhos Artesanais.


EMPÓRIO MIÓ DI BÃO -  Artesanatos, suvenires, caldos, doces e geleias, refeições à basede massas caseiras, lanches, sucos e similares além de breve relato sobre a História local.

GALPÃO BRASIL - O Galpão Brasil é um espaço experimental que reúne comida, bebida e arte com direito ao Palco Cultural com apresentação de artistas que buscam um espaço para artistas iniciantes. Petiscos opções gastronômicas saborosas. Diariamente uma opção de caldo, aos sábados no almoço strogonoff e aos domingos a tradicional feijoada carioca.

GRANJA BARCELOS -  Ovos produzidos por galinhas caipiras criadas livres e com “alimentação balanceada, composta por milho, soja, vitaminas e minerais, além de hortaliças de horta própria com água fresca em abundância!”


PÉ DE QUE? - Uma tradicional família amparense, na sua segunda geração produzindo goiabas com excelência, surge a ideia de produzir doces com o excedente da fruta produzida no sítio. “Pé de Que?”, esse foi o nome escolhido para a marca pelos irmãos Paulo e Igor, dois apaixonados pela agricultura.


PESQUE E PAGUE RANCHO DAS PALMEIRAS - Espaço amplo em meio a natureza, com lago para pesca, espaço para piquenique, churrasco, camping, relaxar, comida, petiscos e bebidas...


REFÚGIO DO SABOR -  O primeiro restaurante no distrito tem seu nome relacionado ao fato de Joaquim José da Silva Xavier (o Tiradentes) ter se refugiado em Amparo. “O Refúgio do sabor dispõe de buffet no fogão à lenha, mantendo toda tradição da comida caseira, assim como nossas massas artesanais que fazem muito sucesso!”


RESTAURANTE FOGÃO A LENHA - Lugar aprazível com fruteiras diversas e jardim de lúpulo. Comida caipira mineira fogão a lenha e cervejas artesanais Griebier.


SÍTIO BONFIM -  Produz hortaliças orgânicas certificadas pela ABIO e seu proprietário Flavio Jandre também estuda e cultiva as PANC’S (plantas alimentícias não convencionais). O sítio, localizado do Alto do Schuenck, possui uma vista exuberante. “Em dias de céu limpo é possível avistar o Três Picos e o Pico do Caledônia".


SITIO MARAVILHA - O Sítio Maravilha é fruto do profundo amor de um casal, Max e Laurinha, da sua paixão pela natureza e do prazer de bem receber. O local oferece uma autêntica experiência de um passeio rural! Inúmeras árvores frutíferas, uma alameda só de jabuticabeiras, horta, galinheiro, plantas e flores dispostos em harmonia.


SÍTIO RAMEBLIN  O sítio traz em sua essência uma linda história de preservação e integração ao meio ambiente. Caminhadas em trilhas no interior da mata Atlântica. Piquenique na mata Oficina de harmonização de cerveja artesanal produzida pelos proprietários. Trilha guiada sobre a história e cultivo do palmito Jussara com término no viveiro de mudas. Almoços temáticos e Café Colonial com reservas antecipadas. Venda de produtos do sítio e parceiros locais.


VALE DO LAGO - Um sítio cercado pela natureza e algumas nascentes, lago onde é possível a pesca esportiva. Os proprietários investem na recuperação da mata nativa “para ajudar no equilíbrio dos pássaros e animais silvestres que estão voltando a povoar a região.” No local, além de praticar inúmeras atividades ligadas a natureza, é possível ouvir relatos envolvendo o Mão de Luva em sua busca pelo ouro. 


GUIA PATRICK

GUIA ZAIANE

SERVIÇO
  • Guia de Turismo Zaiane - (22) 9 9961-9999 

    Guia de Turismo Patrick - (21) 9 9817-5060

  • www.circuitoamparo.rio.br/

  • E-mail: contato@circuitoamparo.rio.br

     

     

     

     

     
  •  

Friweb Agência Digital
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO

TURISMO

VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
A Rota Cervejeira do Rio de Janeiro vai ligar todos os produtores de cerveja da região, das micros as grandes cervejarias além dos brewpubs, oferecendo aos turistas e visitantes uma...

GERAL

VALE A PENA VER DE NOVO:  VÍDEO COMEMORATIVO REVISTA ÊXITO RIO 10 ANOS
VALE A PENA VER DE NOVO: VÍDEO COMEMORATIVO REVISTA ÊXITO RIO 10 ANOS
Uma história contada em vários capítulos e com muitos...