Por: AYRTON DIAS
24/07/2023
17:19:19
NOVA FRIBURGO, A MECA DO MONTANHISMO

Na bicentenária Nova Friburgo é patente que a cultura local foi influenciada pelas 10 nações que contribuíram para o seu desenvolvimento. A multifacetada cidade é fruto de notórias influências de alemães, austríacos, espanhóis, húngaros, italianos, japoneses, libaneses, portugueses, nação pan-africana e suíços, que de maneira determinante, tornaram Friburgo um lugar único e muito especial.
Via esportiva de escalada da Pedra da Caixa de Fósforo (Parque Estadual Três Picos em Salinas - Foto: Êxito Rio
Em relação ao montanhismo os alemães tiveram importância fundamental! A tradicional prática de caminhadas e escaladas em seu país de origem encontrou no município friburguense um ambiente propício ao seu desenvolvimento e essas atividades foram muito difundidas pelos executivos das indústrias alemãs instaladas na cidade no início do século XX.
Vista a partir da Pedra da Babilônia: em primeiro plano a Pedra da Pirâmide e Pico Von Veigl (homenagem ao primeiro presidente do CEF) - Foto: Êxito Rio
A vocação do município para o montanhismo já havia sido descoberta pelos jovens da Associação Católica da Juventude Friburguense, funcionários da Leopoldina Railway Company Limited e alunos internos do Colégio Anchieta, mas não havia uma instituição para organizar a atividade. Em 20 de julho de 1935 foi criado oficialmente o Centro Excursionista Friburguense(CEF), que tinha como objetivo promover excursões, longas caminhadas e escaladas. Nascia então o segundo clube de montanhismo do Brasil, tendo Friederich Von Veigl como primeiro presidente e sendo fundado 16 anos depois do pioneiro Centro Excursionista Brasileiro(CEB).
Trecho do imponente maciço do Caledônia visto do mirante da trilha do Pico do São Lourenço(Focinho de Porco) - Foto: Êxito Rio
Contando com dois dos pontos mais culminantes da Serra do Mar - Pico Maior(2.366m) e o Pico da Caledônia (2.257m) - as montanhas de Nova Friburgo compõem os 1.500 quilômetros de extensão desse alinhamento que é o mais importante do Brasil em termos geográficos.
Nascer do sol a partir do Caledônia- Foto: Jéssica Corrêa
Com relevo privilegiado, clima ameno, tradição no montanhismo e muita hospitalidade, o município friburguense atrai adeptos da modalidade de várias partes do país e do mundo, tornando-se um consagrado destino turístico para os amantes das práticas esportivas em meio ao ambiente natural.