Por: VICTOR MACIEL - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO MINISTÉRIO DO TURISMO

01/12/2021

17:11:35

TRILHA TRANSMANTIQUEIRA PASSA A INTEGRAR A REDETRILHAS

Percurso é o quinto a ser incorporado e será mais um produto competitivo do Brasil no turismo de natureza
TRILHA TRANSMANTIQUEIRA PASSA A INTEGRAR A REDETRILHAS
A trilha Transmantiqueira, que corta os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, foi oficialmente incluída na Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso (RedeTrilhas). A decisão, publicada nesta terça-feira (30.11) no Diário Oficial da União pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), observou regras como a identificação do propósito do percurso, a análise de estrutura e acesso e a conectividade das paisagens, entre outras. Com a nova adesão, já são quase 2.000 km de trilhas inseridas na rede, também integrada pelo Ministério do Turismo e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). - Trilha é a quinta a ser inserida no RedeTrilhas. Crédito: Trilha Transmantiqueira

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a inclusão da rota é mais um passo que o país dá no sentido de impulsionar o turismo de natureza em unidades de conservação. “As trilhas de longo curso serão um diferencial para a retomada do turismo no nosso país. Pesquisas mostram que elas serão uma das experiências turísticas mais procuradas no pós-pandemia. Faremos o necessário para estruturar, desenvolver e promover estes percursos que tanto contribuem para o nosso setor”, disse.

Com cerca de 1.200 km de extensão, a Transmantiqueira inicia-se na cidade de São Paulo (SP), chegando a diversos municípios da região. Por um lado, o caminho passa pelo Parque Estadual da Cantareira e cruza dezenas de unidades de conservação até chegar na cidade mineira de Aiuruoca. Do lado oeste, a trilha adentra o Parque Estadual do Ibitipoca, em Minas Gerais, e termina na famosa Janela do Céu, um dos pontos mais altos do local. Já ao norte, o percurso segue até o município de Itumirim (MG), passando antes pela Chapada das Perdizes e por Carrancas.

Segundo a coordenadora-geral de Produtos Turísticos do MTur, Tatiana Petra, um dos benefícios da adesão da Transmantiqueira à RedeTrilhas será, principalmente, a prioridade na participação em estandes da Pasta em feiras e demais eventos de turismo. “Nesse contexto, as trilhas de longo curso, como a Transmantiqueira, se mostram como um dos produtos estratégicos para fortalecer o diferencial competitivo e posicionar o Brasil no segmento de turismo de natureza”, destacou.

O coordenador da Transmantiqueira, Hugo de Castro, ressaltou que a inclusão reconhece o papel do percurso na conservação da Serra da Mantiqueira, considerada o maior berço da biodiversidade regional e com grande relevância ecológica. “Reconhece também a importância da implantação da trilha para o desenvolvimento socioterritorial sustentável como estratégia de conservação, o ordenamento e estímulo ao ecoturismo, do desenvolvimento dos indivíduos e das comunidades, oferecendo aos moradores da Serra da Mantiqueira mais uma oportunidade para geração de emprego e renda, além da valorização de culturas e tradições”, declarou.

Com a ampliação das trilhas de longo curso brasileiras incorporadas à RedeTrilhas, espera-se promover a circulação de visitantes por unidades de conservação federais, estaduais e municipais; posicionar o Brasil como um destino competitivo no segmento de turismo de natureza; fomentar a segurança nas trilhas de longo curso do país e promover a educação ambiental para os usuários.

COMO ADERIR - Para compor a RedeTrilhas, os interessados devem apresentar propostas à Secretaria de Ecoturismo do Ministério do Meio Ambiente, cabendo à análise ao MMA, ao MTur e ao ICMBio. Os trechos adicionais precisam seguir padrões de mapeamento, identificação (símbolos de pegadas amarelas e pretas), acesso a serviços, indicação de pontos de apoio, pernoite e de interesse turístico, a fim de proporcionar mais segurança aos visitantes.


ÊXITO RIO
ÊXITO RIO
ÊXITO RIO

TURISMO

VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
VALE A PENA VER DE NOVO: ESTÁ SURGINDO A ROTA CERVEJEIRA DO RIO DE JANEIRO - CERVEJAS DAS MONTANHAS
A Rota Cervejeira do Rio de Janeiro vai ligar todos os produtores de cerveja da região, das micros as grandes cervejarias além dos brewpubs, oferecendo aos turistas e visitantes uma...

GERAL

VALE A PENA VER DE NOVO:  VÍDEO COMEMORATIVO REVISTA ÊXITO RIO 10 ANOS
VALE A PENA VER DE NOVO: VÍDEO COMEMORATIVO REVISTA ÊXITO RIO 10 ANOS
Uma história contada em vários capítulos e com muitos...